MAM INAUGURA EXPOSIÇÃO DE LOUISE BOURGEOIS: OU O DIVÃ!

Inaugurou no MAM do RJ, hoje à noite,  a mostra “Retorno ao Desejo Proibido”, da escultora franco-americana Louise Bourgeoise ( 1911-2010) e o Blog foi conferir!

Com 112 obras expostas no segundo andar do Museu, mais a famosa aranha”La Maman” (foto acima) pontificando em pleno Aterro do Flamengo, “Retorno” é um “must go!”.

Retratando a obra de uma artista sui generes e emblemática do século XX, justo no momento em que ela se afasta do mundo das artes plásticas para imersão na psicanálise, a exposição é um raio X de sua psiquê, um passeio pelo seu inconsciente e, sobretudo, uma catarse de seus conflitos e questionamentos: “Produção é uma maneira de manter a sanidade”, falou e disse a artista! Me senti uma voyeur.

Numa penumbra sugestiva, caminhamos pela arte e entranhas de Louise encontrando objetos, desenhos, pinturas, esculturas e instalações reveladoras. Mesmo assim, temos a sensação da autora não estar interessada em seu espectador, como bem definiu Zé, meu amigo: “Bourgeois  esculpe pra si própria e o interlocutor é um mero passante”. Será? Vá conferir, mas antes, curta as fotos!
BN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “MAM INAUGURA EXPOSIÇÃO DE LOUISE BOURGEOIS: OU O DIVÃ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *