Aqui vai a continuação da visita à Brasilia por Claudia Estrela Porto.
No segundo dia comece pelas históricas superquadras SQS 108 e SQS 308, as primeiras construídas, seguindo a filosofia de Lúcio Costa de “Unidade de Vizinhança”, com a Escola-Parque, o Clube de Vizinhança, a Biblioteca e o Posto de Saúde. Caminhe pela SQS 308, apreciando o paisagismo de Burle Mark, além dos prédios residenciais e equipamentos escolares.
Logo na entrada, você verá uma pequena igreja cuja cobertura inclinada nos faz pensar numa proa de navio, a “Igrejinha”, recoberta de mural de azulejo azul e branco figurativo, de Athos Bulcão. Esta foi a primeira igreja construída em Brasília, mesmo antes da inauguração da cidade, em 1958, como pagamento de uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek.
Depois desça até a Avenida das Nações, ao longo da qual se localizam as Embaixadas. A Embaixada da Itália e do México são obras primas de arquitetura. Pegue a Ponte das Garças, atravesse o lago, e visite o Setor de Habitações do Lago Sul, região de classe média alta e rica de Brasília.
Retorne pela terceira ponte, a ponte Juscelino Kubitschek, e vá para o campus da Universidade de Brasília. Inicie o roteiro pela Praça Maior da Universidade, visitando o prédio da Reitoria e a Biblioteca Central. Ao lado da Reitoria, o Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como “Beijódromo”, do arquiteto Lelé, acolhe o acervo de Darcy, idealizador da universidade. Depois caminhe pelos jardins, delimitado pelo imenso prédio do Instituto Central de Ciências, sem dúvida a construção mais expressiva de Niemeyer para a UnB.
Termine o dia visitando o Centro Cultural do Banco do Brasil, projeto de Niemeyer, onde sempre há exposições interessantes.
Espero que este roteiro montado por Claudia ajude vocês a passar dias agradáveis na nossa capital, conhecendo pontos turísticos maravilhosos e se divertindo!