Lendo um post delicioso de MP contando sobre os requintes do chalet, em Gstaad, do grande estilista Valentino Garavani, que arrasa também como dono de casa, fiquei intrigada com a menção de um “suflê de pasta” imperdível e inesquecível: resolvi fazê-lo, em casa, pra ver no quê que dava.
O grande mistério era escolher qual o tipo de massa mais apropriado (nossa amada não lembrava deste detalhe). Assim, depois do querido Doc, provador oficial dos meus testes gastronômicos, passar a semana provando várias versões, seu veredicto de “melhor suflê que já comi” saiu no dia do penne.
Bati o martelo, finalmente, e me animei em publicar, previamente autorizada por MP, bine sûr. Então eis uma interpretação deslavada da receita do “Mestre Italiano” e meu muso forever. Acho que ele não se importaria, afinal já está mais que acostumado a ser mal copiado.
Vamos aos “finalmentes”:
SOUFLÉ DE PENNE
INGREDIENTES:
1 xícara de mini penne;
3 e 1/2 cebolas;
200 gramas de manteiga sem sal, da boa;
8 ovos;
150 gramas de queijo Grana Padano;
100 gramas de queijo parmezão ralado em tiras (usamos o da SanCor).
PREPARO:
– Cozinhe o mini penne, “ao dente”, e reserve;
– Ponha a cebola pra cozinhar, junto com a manteiga por 10 minutos. Bata no liquidificador e reserve;
– Rale o Grana Padano e reserve;
– Bata as 8 gemas até formar um creme homogêneo e claro;
– Bata as 8 claras, até o ponto castelo, isto é, até que estejam firmes;
– Misture num recipiente o creme de cebolas, o creme de gemas, o queijo Grana Padano ralado e o mini penne cozido. Misture bem;
– Acrescente as claras batidas em ponto castelo, delicadamente, e acrescente, por cima de tudo, o queijo parmezão ralado “SanCor” (ou a marca que você preferir) também delicadamente, pra não afundar as claras;
– Ponha pra assar, num forno previamente aquecido, por 35 minutos.
Fiquem com as fotos de Sua Excelência, em vários ângulos! BN