Voces não sabem que delícia que é este purê de bananas, ideal para dar leveza e sofisticação a pratos como feijoada, carne assada, rosbife, cordeiro assado e um belo peixe.
Receita da querida Lininha, mãos de fada na cozinha!
AC
Purê de Bananas da Lininha
Especiarias…
- Bananas prata ou d’água.
- Um pouco de açúcar (uma colher de sopa)
- ½ xícara de água.
Preparo…
Descasque e pique as bananas em pedacinhos que facilitem o cozimento. Em seguida, leve-as à panela, acrescente a água e o açúcar. O ponto de cozimento é o mesmo do “Purê de batata baroa”. As bananas estarão cozidas quando começarem a se desfazer…
Para o próximo passo temos duas opções, você pode usar uma batedeira, como a Lininha faz, ou mesmo amassar com um garfo, o que pode deixar pedaços, e fazer com que o purê fique com a aparência um pouco grosseira.
Depois de batidas, o toque final! Devolva as bananas para a panela para que sejam “apuradas”. Aqui, use e abuse de sua criatividade. Acrescente o que achar melhor, desde noz moscada a nozes e um pouco de castanha de caju. A regra francesa é sempre bem vinda. Na França, são três os ingredientes principais manteiga, manteiga e mais manteiga. Para o nosso purê, uma colher cheia. A canela, em todos os casos, deve ser usada apenas para decoração, sendo salpicada sobre o prato à mesa.
Dica da Lininha: A manteiga pode ser substituída por requeijão light ou ricota light.
Essa fase dura no máximo 5 minutos. É a eliminação da água que sobrou e a liga perfeita do prato.
Dica da Lininha: Mexa o suficiente para que a mistura fique homogênea. Cuidado para que o purê não escureça. Isso não deve acontecer.
Delícias sem fim…
A regra é a mesma para outras frutas. A maçã deve ser descascada e ter seus caroços retirados, a manga idem, e o morango, sem comentários, fica de cortar os pulsos de tão maravilhoso.
A quantidade das frutas varia quanto ao número de pessoas. No caso das bananas, calcule de 2 a 3 por pessoa.
Dica da Lininha: Tanto o açúcar quanto a água devem ser pouquíssimos. Toda fruta é rica em água e açúcar.
AC