Eu sou da época em que um dos auges da gastronomia carioca era o paillard com fettuccine, do restaurante Nino, na rua Bolivar, Copacabana. O prato era, e continua sendo, um ícone da boa mesa, apesar do divertidíssimo lugar ter virado mais um barzinho. Hoje, quando vejo os menus do século XXI, com iguarias que nem sonhávamos existir no XX, lembro, com muitas saudades, de como éramos naif, nesta deliciosa era da inocência!
Me veio à cabeça esta historinha quando me deparei com uma pasta de grão duro, no Zona Sul, versão Itú (olhem o tamanho, na foto), assim como quem não quer nada… Dizia o rótulo: “Candele”, La Pasta di Gragnano, presso Napoli, marca Garogalo! Minha alma, lá das Serras, se emocionou com tanto cosmopolitismo, num simples supermercado e resolvi atender ao seu apelo, levando um pacote para teste. E ele passou, com louvor!
Aqui, faço uma pausa pra lembrar que sou aquela que NUNCA fritou nem um ovo! Motivo: gagueira nas mãos, e nada que passe por elas, funciona comigo. Mas Deus, que é pai, pôs na minha vida a grande Irene, que não é a musa de Manuel Bandeira, mas também vai entrar no céu, sem pedir licença, pois tem os mesmos requisitos da xará! Através de sua competência, concretizo meus sonhos de chef frustrada!
Dito isto, conto pra vocês o passo a passo desta macarronada caseira e deliciosa.
Ingredientes:
(PARA 6 PESSOAS)
1 kg camarão médio limpo e temperado a gosto
4 tomates sem pele e picados
1 cebola média ralado
1 couve flor
1 brócolis
1 pacote de mini cenoura
1 bandeja de cogumelos frescos
1 alcachofra (usar o coração)
1 pacote de vagem francesa
1 alho porró (deixa-lo cozinhar com os legumes, pra dar gosto. Mas ele não mistura com a pasta)
1 pacote de “Candele”, marca Garofalo, à venda no Zona Sul (vide foto)
Preparo:
DO CAMARÃO: Refogue o camarão e acrescente a cebola, 2 dentes de alho amassados e o tomate sem pele. Regue tudo com azeite e separe este refogado para a massa.
DOS LEGUMES: Depois de bem lavados, por todos os legumes de molho, durante 15 minutos, em uma bacia com água e uma colher de bicarbonato de sódio dissolvido nela. Em seguida, por estes legumes em uma panela com 2 litros de água e deixar até “abrir fervura”. Aí, desligue o fogo. Escorra a água dos legumes cozidos e coloque-os em uma panela e esta, dentro de uma bacia com gelo.
DA PASTA: Ferva 4 litros de água e depois, vai colocando a massa, aos poucos, sem deixar quebrar. Cozinhe por 10 minutos. Escorra.
GRAN FINALE: Misture, numa panela grande, à pasta, o camarão e, em seguida, os legumes: prontinha. Agora, é correr pra galera e comemorar os montes de parabéns que você vai receber!
EU RECOMIEINDO! BN