Mais uma vez nosso BLOG recebe a visita da talentosíssima paisagista Paula Bergamin que nos mostra a reforma que fez no jardim de uma casa carioca emblemática construída pelo talento, elegância e requinte do grande muso de todos nós, Jorge Hue para morar com sua adorável família. Deixo a querida Paula nos contar… BN
PAULA BERGAMIN:
“A Villa Adriana, como chamava o arquiteto Jorge Hue a casa que projetou para a sua família de 7 filhos e onde viveu muitos anos, trocou de mãos e os novos proprietários encarregaram a reforma ao escritorio de Paulo Jacobsen e o projeto de paisagismo aos meus cuidados.
Os proprietários fizeram questão de manter a arquitetura original, deixando a reforma apenas para o interior mas mantendo detalhes importantes como os azulejos portugueses, as treliças e blises.
O jardim recebeu novos caminhos e escadas, mas sempre respeitando o padrão da cantaria e geometria existente. Um córrego artificial foi construído aproveitando o declive natural do terreno e agregou um elemento lúdico que juntamente com a casinha de árvore, projeto meu incluído no paisagismo, faz a alegria das três crianças da casa.
Pouco restou do jardim original, eu aproveitei as árvores de grande porte mas tive que tirar seis jaqueiras que ameaçavam tombar sobre a casa e que escureciam demais o jardim.
Com a retirada, foi possível fazer um ENRIQUECIMENTO de mata, plantando inúmeras espécies nativas entre ipês de várias cores, erytrinas, quaresmeiras, paineiras, pau-ferro, pau-jacaré, pau-mulato, jabuticabeiras, pitangueiras, palmitos jussara, jerivás etc. Também foram plantadas muitas heliconias, calatheas, maranthas entre outras espécies nativas de subosque.
As espécies nativas servirão de alimento para os pássaros e pequenos animais e junto com o elemento água darão ainda mais vida a este jardim. O exotismo ficou por conta de uma bela coleção de palmeiras entre lacas, vestiarias, carpentarias, ptycospermas, cariotas, arecas.” PB