TOILE DE JOUY: UM ÍCONE DA SOFISTICAÇÃO

Hoje resolvi falar um pouco de decoração e de um tecido que particularmente gosto muito que é o “Toile de Jouy”.

Fabricado na França, desde 1760, na cidade de Jouy, a origem deste tecido é histórica e data do sec XVI quando os navegantes portugueses trouxeram da India para Europa tecidos em algodão pintados em cores fortes, e se tornaram febre na sociedade  dando impulso a fabricação destes tecidos na França. As cores originais eram púrpura, lilás, vermelho, violeta,café e preto.

 

 

Cenas campestres e históricas.

MODA E DECORAÇÃO

Hoje em dia, são inúmeras as marcas de tecido, nacionais e importados, que tem a “Toile de Jouy” em seu cátalogo de produtos, acho este tecido muito chic e totalmente atemporal e adoro quando são utilizados em quartos pois, para mim, não combinam com salas. Gosto também em lençois ou louças e até em pintura de móveis.

Lindo quarto, super aconchegante!

Em quartos de crianças fica lindo!

Delícia de quarto!

Adorei este banheiro!

Maravilhosa a comoda para um quarto !

Muito fofa!

Este bolo é lindo!

Uma louça super chic em toile de Jouy.

HISTÓRIA

A fabrica em Jouy desenvolveu a impressão destes tecidos com desenhos detalhados e os motivos eram composto por personagens mitológicos, históricos, opéras da moda e cenas campestres.

O seu apogeu foi quando os desenhos começaram a ser feitos pelo famoso artista da época J.B. HUET. No ínicio os tecidos eram estampados através de uma placa de cobre e os detalhes feitos à mão posteriormente.  Mais tarde foi desenvolvida a técnica de gravação em cilindros de cobre.A fábrica chegou a receber o título de “Manufacture Royal”e foi visitada por Napoleão.Seu proprietário Philippe Oberkampt foi condecorado com a “Legião d Honneur “.

A fábrica fechou em 1843 e infelizmente a maior parte do acervo desapareceu e somente 14 estampas foram preservadas. O bastante para perpetuar a história deste estilo de tecelagem que é muito lindo e totalmente FOREVER.

MP

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário