Agradeço este post, de joelhos, ao animado “Azeitonas sem Caroço” cujos integrantes fecharam a Dias Ferreira, em pleno sábado de carnaval me proporcionando, na sequência, um dos melhores “momentos gourmet” da minha vida: “shopping” no Hortifruti solita.
Tudo começou quando passei a fazer, aos sábados, minhas compras semanais de legumes e cia. Por ser mais vazio, farto e ter uma inusitada música ao vivo, que faz o tempo e as filas passarem mais rápido, ir ao Hortifruti no fim de semana virou um programa. Assim, rumei pra lá, em pleno carnaval, esquecendo de um pequeno detalhe: os blocos…
Como tenho por hábito dividir esta incumbência alimentar com Nelson da Silva Jr, que fica com a lista fixa, e maior, e eu com as alegorias e adereços, despachei-o para “Operação Paladar” e fui dar uma andadinha na praia. Por sorte, os “Azeitonas” ainda estavam esquentando os tamborins quando ele entrou no mercado mais badalado do Leblon… De repente, nosso Faubourg Sain Honoré foi tomado pelos foliões e o sortudo Nelson virou reféns da folia, divinamente sitiado no templo das hortaliças e clamando a minha ajuda.
Uma hora e várias tentativas depois, consigo finalmente chegar à garagem do Hortifruti pela contramão, devidamente autorizada por quem de direito, e me deparo com a seguinte cena: uma multidão do lado de fora, curtindo a vida adoidado enquanto Nelson, indiferente, flanava absoluto pelo meu futuro mausoléu, com aquele maravilhoso reino alimentar a seus pés, mercadorias dispostas lindamente e só pra ele, funcionários a seu inteiro dispor, nada de atropelo tudo a tempo e hora. Sem pestanejar, invadi aquela praia e realizei um dos meus mais preciosos sonhos de consumo…
Vejam nas fotos, que não são divinas, pois fui pega de surpresa e me restou o celular! BN