
Hoje é sábado, dia de bater perna nas livrarias da redondeza e achar preciosidades, como a que conto a seguir…

Até conhecer o maravilhoso livro “Rochas e Histórias do Patrimônio Cultural do Brasil e de Minas”, nunca tinha passado pela minha cabeça a importância das pedras que cruzam nossos caminhos todos os dias e estão por aqui, desde que os portugueses desembarcaram em nosso Eldorado.

Obra do geólogo e escritor premiado, Antonio Gilberto Costa, e editado pela maravilhosa Bem-Te-Vi, o livro reúne um trabalho inédito sobre rochas e convida-nos à reflexão sobre a ação do homem na natureza: Tema mais que atual e ao menos tempo inédito pois como tão bem explica o autor, “Pouco destaque é dado às rochas, quando o assunto é patrimônio cultural”.

As pedras, no caso, são o quartzito e pedra sabão, que foram usadas para compor a arquitetura histórica do Brasil na construção de igrejas, pontes, calçadas, objetos de arte, utensílios, etc durante o período do Brasil colônia continuando pela época imperial.

Num relato super bem ilustrado por histórias e fotos maravilhosas, Costa conta-nos tudinho sobre seu tema, “rock stars”: Como foram extraídas, a tecnologia de corte e construção utilizadas, mão de obra empregada, etc, que resulta num estudo acessível e completíssimo da história das rochas que compõem os bens móveis e imóveis Brasil afora.

Seu estudo também tem o mérito de falar do passado iluminando o futuro, já que revela os efeitos danosos na preservação de nosso patrimônio, quando as intervenções são excecutadas sem o devido conhecimento técnico.

Integrando conhecimentos diversos como geologia, história, arquitetura, belas-artes e engenharia, o livro resulta numa referência obrigatória para todos os que se interessam pela memória artística brasileira.

“Todos os saberes estão ligados sob perspectiva interdisciplinar ao promover o diálogo entre eles. Assim, conseguimos compreender melhor nosso patrimônio cultural”, explica Antonio.
Destaque mor na minha biblioteca! BN
CLIQUE AQUI PARA O SITE DA BEM-TE-VI!
