Primo do Emir do Catar, O Sheik Hamad Bin Abdullah al Thani apesar de super discreto é um dos grandes colecionadores de arte deste mundo. Foi ele quem comprou a lendária casa dos Rothschild na charmosa île Saint Louis em Paris, o Hotel Lambert. Casa que fui muitas vezes na minha adolescência, e que guardo uma lembrança absolutamente mágica.
Marie Helène de Rothschild foi durante anos a rainha de Paris, nesta casa ela recebeu príncipes e princesas, reis e rainhas, presidentes e Imperadores, atores e atrizes, os mais famosos deste planeta, as pessoas que faziam acontecer o mundo. Esta casa foi berço das festas mais lindas, requintadas e elegantes que a cidade jamais viu…
Pois é, este Sheik pelo visto é super conectado e sabe de tudo pois comprou esta casa maravilhosa que está sendo reformada há alguns anos só para modernizar, tipo cozinhas, ar condicionados, garagens…coisas que na época da construção em 1640 não existiam. É neste lugar feérico que vai abrigar sua gigantesca e espetacular coleção de arte. Ele é apaixonado pela arte francesa do grande século e é grande admirador do Shah Jahan da India e de Louis XIV.
Shah Jahan foi o grande Imperador do Império Mogol, e quem mandou construir o famoso e incrível TAJ MAHAL e Louis XIV o grande rei sol que mandou construir Versailles. Como podemos observar nosso Sheik Hamad é bastante grandioso. Vejam algumas peças importantes de sua coleção.
Adoro conhecer este mundo árabe onde as palavras de Miss van der Rohe “less is more” não se encaixam de jeito nenhum, seria muito mais “more is never enough…”
MP