Este post é em homenagem a querida leitora Sandra Martins Rosa que me tirou a culpa de comer uma das minhas grandes paixões: o purê de pinhão
Ao introduzir o descascador exclusivo para esta iguaria, o pinholino (clique aqui para o site), na minha vida, Sandra e sua gentileza libertaram a querida Irene da chateação de passar horas descascando a deliciosa semente. Resultado, passarei a comê-la semanalmente. Obrigada querida…
Vamos à receita!
INGREDIENTES:
1 1/2 Kg de pinhão;
2 1/2 L de água;
Até 1 1/2 L de leite molico desnatado;
1 colher de sopa de sal;
2 colheres de manteiga light sem sal.
PREPARO:
– Cozinhe os pinhões, em panela de pressão, com a água e o sal, por uma hora, em fogo alto. Desligue e deixe sair a pressão, naturalmente, espere os pinhões esfriarem e descasque-os. Reserve uma xícara de pinhões inteiros cozidos e pique-os;
– Coloque uma xícara do leite, no liquidificador, e acrescente os outros pinhões cozidos e descascados, um a um. Importante: Execute este processo com o liquidificador ligado e vai acrescentando mais leite aos pinhões para dar o ponto de purê.
– Depois que o creme de pinhão estiver pronto, acrescente a manteiga light e a xícara de pinhão picado que foi reservada. Mexa até a manteiga derreter por completo, em fogo brando, para não grudar no fundo da panela. Está prontinho…
Fica delicioso com tudo, mas especialmente acompanhando um franquinho assado! BN