Passei dez dias viajando e, na volta, quando abri o Segundo Caderno, de O Globo, pra ver as novidades cinematográficas, me senti a Bela Adormecida, acordando cem anos depois, tantas as novidades!
Uni-duni-te, sorteio feito, comecei a correr atrás do prejuizo e pôr meu cinema em dia. Desde então, já vi dois bons filmes, que conto pra vocês: eles valem a sua entrada!
O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS:
Um ótimo thriller vintage que, se fosse possível, poderíamos te-lo alugado num brechó, na sessão anos 70, tal a semelhança com seus pares originais!
A história policial, baseada num livro do craque Jean Le Carré, se passa na Inglaterra seventies, dentro do seu serviço secreto e envolve guerra fria, Cortina de Ferro, Budapeste, Istambul, espiões, agentes duplos, União Soviética e aquelas maravilhosas tramas complicadíssimas e típicas da época, que nos faziam passar o filme todo, se perdendo e se achando, pra no final, ter que ir ao Bar Lagoa fechar o quebra cabeça, com os amigos: que delícia! Não percam, é túnel do tempo na veia!
A FONTE DAS MULHERES:
Uma bonita e romântica história sobre mulheres islâmicas e sua luta do rochedo contra o mar.
Trama simples mas muito bem contada, com imagens lindas, cuidada ambientação, ótimos diálogos e, sobretudo, um ponto de vista otimista de luz no fim do túnel, fazem do filme um programa agradabilíssimo. Parábola ou não, pouco importa, pois saí do cinema com a alma lavada! BN