Minha querida amiga e comadre, a chiquérrima Martha Castilho, antenadíssíma nas artes, esteve em New York e foi convidada pelo Museu Guggenheim e por Jerry Gorovoy, assistente de Louise de Bourgeois, para fazer uma visita a Easton Foundation, que vem a ser o ateliê de Louise. Durante anos este ateliê ficou fechado e agora está reabrindo para o público. Martha adorou e fotografou tudo para mostrar no nosso blog.
Louise foi uma grande artista, era pintora, escultora, desenhista e gravadora, nasceu em Paris em 1911 e morreu em New York em 2010 com 99 anos. Sua obra Maman, uma gigantesca aranha, foi um marco na história da arte moderna. Grande fonte de inspiração foram os artistas Alberto Giacometti e Constantin Brancusi.
“De forma a expressar as insustentáveis tensões familiares, eu tinha de expressar a minha ansiedade em formas que eu pudesse modificar, destruir, e reconstruir”dizia Louise.
Ela usa as suas histórias pessoais no seu trabalho, e foi uma das criadoras mais imaginativas na área da arte contemporânea, trouxe para a arte conceitos feministas e psicológicos, antes de estes fazerem parte da cultura popular.
Aqui estão as fotos de seu ateliê tiradas por Martha Castilho.