Esta receita me foi ensinada, como tantas outras preciosidades, por minha maior mestra, das mulheres mais inteligentes, cultas e refinadas que conheci.
Como muito bem definiu minha sábia mãe, Sonia Bittencourt, fiz faculdade de aprendizado com ela, mestrado com outra tia maravilhosa, minha madrinha e grande dama, Hero Ortenblad e doutorado, com a guru de nós todas, nossa adorada, Elizinha Gonçalves.
Minha “personal Proust”, varamos mil e uma noites batendo aquele papo infinito, predestinado no DNA dos mineiros. Deitada aos pés de sua cama, tia Elisinha disfarçada em histórias, me enchia o coração de coragem pra eu ir atrás do meu destino, e a imaginação de coisas lindas, que tinha visto e ouvido, pelos quatro cantos do mundo. Suas narrativas eram a prova mais eloquente do quanto a vida é imperdivel e, naquele momento, o maior conselho que podia me dar: vai! E eu fui, mesmo sem perceber…
Olhando pra trás, vejo como me valeu aquela aparente boemia. Quantas vezes não me intimidei, temi ou simplesmente compreendi, por me lembrar da Tia… Plagiando o Rei, ela é a imensa saudade que eu ADORO ter!
MAS VOLTEMOS À MOUSSE!
INGREDIENTES PARA A MOUSSE:
1 lata de creme de leite Nestlé;
1 lata de leite moça;
4 claras;
4 colheres de açúcar União light;
1 saquinho de gelatina sem sabor;
3 mangas haden (ou similar, com pouca vibra) maduras mas nã podem estar passadas do ponto.
INGREDIENTES PARA A CALDA DE MENTA:
1/2 xícara de licor de Menta Stock ou similar;
2 xícaras de açúcar;
3 xícaras de água.
PREPARO PARA A MOUSSE:
1- Bater as 4 claras, em neve, com o açúcar light, até ponto de suspiro e reserve;
2- Dissolver a gelatina em água fria e, depois, por 2 minutos em banho maria e reserve;
3- Picar as mangas em pedaços miúdos e reserve.
4- Bata, no liquidificador, o creme de leite, o leite condensado e as mangas; reserve.
5- Misture, com uma colher de pau, numa tigela, o creme que foi batido no liquidificador (o sabor), as claras batidas em neve (a cremosidade) e a gelatina dissolvida (a consistência). Reserve.
6- Pegue uma forma de pudim ou o recipiente que lhe agradar e passe uma água gelada. Tire a água mas sem enxugar. Despeje a mistura do ítem 5 e leve à geladeira por 3 horas, antes de servir.
PREPARO PARA A CALDA:
Levar ao fogo a água com açúcar, até formar bolhas grossas. Diminuir o fogo e colocar o licor de menta. Aumentar o fogo, de novo, misturar tudo e mexer durante dois minutos. Desligar o fogo, senão a calda cristaliza.
Pode jogar a calda por cima da mousse ou servi-la na molheira, separada. É como eu prefiro, fica mais democrático, porque vai que alguém não curte a mistura! BN