Este é sem dúvidas um dos meus museus prediletos do mundo. Morei em Paris muitos anos de minha vida, e cada vez que volto, não resisto a dar uma volta neste templo mágico que é hotel Biron, museu Rodin. Meus 3 filhos me acompanhavam muitas vezes e depois da terceira ou quarta vez me diziam “Mãe já conhecemos tudo de cor não precisamos mais vir….”
Esta casa maravilhosa foi durate anos o atelier de Rodin, e aos 76 anos doou toda sua grande coleção ao governo francês com a condição de transformarem esta casa num museu dedicado a suas obras. E isto foi absolutamente cumprido e o museu abriu sua portas em 1919.
Rodin ( 1840- 1917) foi um dos maiores escultores franceses apesar de na sua adolescência não ter sido aceito na grande escola de arte de Paris o “Beaux Art” .
Camille Claudel foi um personagem muito importante na vida de Rodin. Ela foi sua aluna e teve durante anos um grande romance secreto com o escultor que nunca a assumiu pois nunca largou sua eterna namorada Rose Beuret. No mundo das artes afirmavam que Rodin fazia as esculturas para Camille. Esta então, tenta se distanciar dele e acaba paranoïca e louca de amor. Morre internada num manicômio depois de 30 anos de sofrimento. Uma história muito triste de amor.
Esta escultura é absolutamente maravilhosa e representa o momento da ruptura de Rodin com Camille. Camille aparece de joelhos suplicando o amor de Rodin e ele partindo com Rose….
Detalhe da escultura , Rodin sendo levado pela outra mulher, Rose e deixando Camille de joelhos suplicando seu amor.
Museu Rodin
77 rue de Varenne ( perto de Saint Germain, ainda por cima super central!)
Paris