Marella Caracciolo Agnelli foi uma das musas do século XX, musa em elegância, berço, bom gosto e poder. Ela nasceu em 1927 de uma família nobre napolitana. Em 1953 com 26 anos, se casa com o poderoso Tycoon Gianni Agnelli, dono da Fiat, que era chamado na Italia, como os italianos gostam, pelo título de L’AVVOCATO, mas ele era simplesmente “O” Avvocato. ( o advogado ) .
O casal representava um novo estilo de vida, com muito charme e glamour. Tinham casa pelo mundo inteiro, Paris, Roma, Turin, Milão, Chalet em Saint Moritz, New York, Marrakech, mas a casa que eles amavam profundamente, era a Villa Perosa em Piedmont, que foi a casa de Gianni desde infância. Lá eles recebiam os amigos que vinham de todos os continentes para se deleitarem alguns dias com eles. Minha Mãe que frequentou muito esta casa, conta que a comida era divina, mas sempre muito leve, pois tinham mania de magreza. A decoração foi feita pela Maison Jansen, reconhecida como a melhor de Paris, e o paisagismo pelo grande inglês Russel Page. O resultado era uma casa linda, imponente e muito aconchegante.
O casal teve dois filhos, Eduardo que infelizmente morreu com 56 anos e Margherita que teve 8 filhos com dois maridos diferentes.
O casal era grande colecionador e compravam arte de vários gêneros desde Renoir, Picasso à Canaleto, Matisse e Andy Warhol. Passei em vários antiquários pelo mundo onde o que eu elogiava, já estava vendido para l’ Avocato é lá ficava por anos esperando ser resgatado para alguma de suas casas.
Marella sempre teve muito bom gosto para suas casas e como tinha muitas teve o privilégio de trabalhar com diversos decoradores e mudar bastante de estilo. Cada casa tinha uma particularidade, umas bem contemporâneas, outras mais tradicionais e outras mais modernas…
Marella era uma mulher muito requintada e sua maneira viver, receber, se vestir foi copiada no mundo inteiro. Hoje em dia mora na sua casa de Marrakech e está cada vez mais isolada.
MP