No meu “Hall of Fame” de musas, uma desponta poderosa.
Culta, competente, preparada, ela é expoente nacional, em se tratando de política econômica, tema constante de sua maravilhosa coluna diária, no jornal “O Globo”: falo de Miriam Leitão, super jornalista e mulher bacanérrima que concilia, como poucas, o sucesso estrondoso com a feminilidade. Quando a encontro no cabeleireiro que frequentamos, sempre elegante e tratada, deixo a culpa na recepção.
Intelectual de uma simplicidade única e total despretensão para viver, de seu teclado sai um texto como ela: firme, consistente mas também leve e claro como um dia de sol, pois Miriam nunca perdeu a conexão com sua platéia ordinária, de gente como eu, interessada mas totalmente desambientada do seu “metiê”. A leio com todo fervor e, pasmem, compreendo tudinho: economês nunca foi a sua praia.
Mas a polivalente Miriam não parou por aí e vai ampliar seu fã clube: a título de relaxar seus neurônios, começou a escrever ficção para a criançada. Suas estórias encantadoras ganharam corpo e rumo, nas asas da Editora Rocco, e seu primeiro livro infantil vai ser lançado no próximo domingo, dia 15 de setembro de 2013, em Brasília. Depois, Rio e Sampa completam o roteiro.
Então vamos às vernissages e, sobretudo, espalhemos esta boa nova para todos os piccolos à nossa volta! BN