Já começando a pen$$$ar nas férias no próximo verão europeu?! Então vou te ajudar pois convidei Maria TM, a “globetrotter” aqui de casa junto com Isabel TM, pra contar mais uma de suas andanças por este mundo maravilhoso. Desta vez, vamos com ela à Maiorca, em dois posts, tantas as diversões que a charmosa ilha espanhola oferece! BN
EM MALLORCA, por MARIA TM!
“No último verão europeu, na hora de escolher nossos destinos, inclui um lugar pouco comum (principalmente pra nós brasileiros) do “combo” – Ibiza/ Sardenha/ Capri/ St Tropez (não me levem a mal, A-MO Ibiza, volto lá sempre… Também adoro Capri…). E foi assim, que minhas amigas e eu fomos parar em Mallorca. Pra quem não sabe, Mallorca é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, localizado a leste da Espanha, mais precisamente na Catalunha. Mas pode deixar que eu não vou dar aula de geografia e sim contar algumas proezas desta ilha, não tão popular quanto suas hermanas Ibiza e Formentera, porém não menos bacana e interessante.
A maioria destas dicas me foram passadas por um amigo espanhol que tem casa em Mallorca, e nada melhor do que ser guiada por um autêntico “mallorquín”, local da ilha… Dadas por ele e aprovadas por mim, então vamos lá:
-ONDE FICAR:
Se você gostar do “buxixo”, onde tudo acontece, a capital Palma é ideal. Embora não seja especialmente bonita, por questões de praticidade (principalmente se for um grupo de amigos), foi onde escolhemos ficar. Nosso amigo espanhol nos recomendou o “Hospes Hotel”, que além de ser bem localizado e contar com um bom concierge, tem uma piscina mara e spa incrível, à beira mar.
Pros casais, famílias, ou quem busca algo mais relax, vou dar outra dica de hotel mais pra frente no post.
-PROGRAMAÇÃO:
-Puro Beach:
É o beach club mais bacana da ilha. Embora não tenha acesso pro mar tem uma piscina legal, gente bonita, música agradável e o restaurante é delicioso. É um pouco afastado de Palma, mas não deixe de conhecer e passar o dia por lá.
-Deyà e Valldemossa:
Vale a pena alugar um carro e conhecer estes dois “pueblos” (um fica ao lado do outro), no norte da ilha. Mas atenção: NÃO vá cedo para passar o dia! Nós fomos achando que íamos nos deleitar numa praia incrível e demos de cara com uma roubada: a cala de Deyà. Basicamente um acumulado de pedras de todos os tamanhos, sem nenhum tipo de estrutura decente, à beira de um mar gelado, em baixo de um precipício, cujo acesso é semi fatal para carros e/ou pedestres.
Se programe pra ir por volta de das 5 h/ 6 h da tarde, passeie pelo charmosérrimo vilarejo de Valldemossa, com suas lindas casinhas feitas de pedras e tijolos. Dê uma volta no comércio local especializado em artesanato (ótimo pra comprar lembrancinhas de viagens), e sinta-se quase num universo paralelo, onde o tempo não passou, o Iphone não chegou e Michel Teló nem sonhava em “te pegar”.
Depois, não deixe de ir à Deyà assistir ao pôr do sol mais incrível do mundo, no restaurante mara “El Olivo”, no hotel La Residencia.
Esta é também minha dica de hospedagem, pros mais relax. O hotel/ spa La Residencia, by Orient Express, é pequenininho e chiquérrimo, perfeito pra quem quer uma estadia tranqüila na ilha).
Voltando ao restaurante, todas (minhas amigas e eu), concordamos que foi o melhor lugar que comemos na viagem (e nós amamos comer bem). Tapas deliciosas, vinho local divino, sentamos na varanda super agradável. O serviço também é maravilhoso, super recomendo!
Continuando os passeios de carro, a praia “Es Trenc”, no sul da ilha, é maravilhosa e ainda tem um “chiringuito” (espécie de estrutura de sapê, onde você consegue alugar cadeiras, sentar pra beliscar alguma coisa, beber, etc) fofo, chamado “El Ultimo Paraíso”.
Pra quem gosta de programação cultura, Palma também é cheia de lugares interessantes pra conhecer. Entre eles:
A catedral de Mallorca (também conhecida como La Seu). O enorme edifício no estilo gótico, levou quase 4 séculos pra ser finalizado e hoje em dia conta com um mural pintado por Miquel Barceló;
A Fundação Juan Miró – ex estúdio do pintor, e doado pelo próprio com todas obras, objetos e documentos ali contidos;
O museu Es Baluard de arte moderna e contemporânea é dos mais importantes da Espanha e reúne principalmente obras de artistas baleares, ou de alguma forma relacionadas à região.
No próximo post MALLORCA PARTE 2, vou contar sobre restaurantes e nights!” Maria TM