A chinesa Shaw-Lan Wang, 70 anos, mais conhecida como Madame Wang, comprou a mais antiga casa de moda francesa, LANVIN, em 2001 e ajudou a revitalizá-la, processo pelo qual outras tantas “maisons” de moda na França passaram.
Madame Wang foi criada em Taipé após se mudar da China Continental para Taiwan aos 7 anos. Seu pai era um coronel do Exército de Chiang Kai-shek que foi para Taiwan em 1947, saindo após a derrota para os comunistas de Mao Tsé-Tung.
Em 1951, o pai de Shaw-Lan fundou o “United Daily News”. Shaw-Lan foi estudar jornalismo em Taipé e trabalhou como repórter no jornal até se casar com um piloto da Força Aérea e ir morar na Suiça. Lá viveu com o marido por 15 anos até o dia que seu pai ligou e pediu que ela voltasse para Taiwan para tocar o jornal.
Mais tarde comprou o Lanvin que pertencia a L’Oreal e contratou o estilista marroquino, Alber Elbaz, que tinha sido demitido de seu posto na Yves Saint Laurent depois que esta marca foi comprada pelo Gucci. Troca de cadeiras daquelas!
Alber Elbaz depois de sair da YSL fez uma longa viagem “espiritual” pelo mundo e chegou a pensar em ser médico e sair do mundo fashion. Na volta deste tour, num ímpeto, Alber ligou para Madame Wang, e pediu que ela o levasse para o Lanvin. Marcaram um encontro em Paris e ela se encantou perdidamente pelo trabalho e pelo ser humano que ele é! Tenho uma amiga que fez um estágio com ele e disse que ele é o maior fofo do planeta! A foto abaixo dá esta impressão, não acham?
Com Alber Elbaz a frente da “maison” as vendas prosperaram. As roupas tem um corte incrível, para serem usadas ano após ano e não apenas numa estação.
Leitora voraz e avessa a internet, a nova paixão de Madame Wang definitivamente é a Maison Lanvin e suas roupas clássicas e aos mesmo tempo modernas, numa combinação perfeita, e acima de tudo super chics!
AC
Um pouco do grande talento e do bom gosto de Alber Elbaz!
AC