Conta a lenda que o MACARON foi inventado em algum mosteiro around Veneza, daí sua etimologia vir do italiano ammaccare (amassar), no caso a amêndoa até virar pó e ser misturada à uma massa de suspiro, que caminhou pra maccherone (massa fina): Eis a gênesis do divino doce!
Levado pra França, em 1533, pelos chefes italianos que acompanharam a sofisticadíssima Catarina de Medici quando casou-se com o Duque de Orleans e futuro Rei da França Henrique II, eles eram simples e finos biscoitos de amêndoas.
Aqui faço uma pausa para registrar o protesto dos franceses que dizem ser do Monastério de Comery a receita origianal, criada em 791. Enfim, o toque francês foi fundamental, como conto a seguir.
Na época da Revolução Francesa, duas freirinhas dedicaram-se à comercialização dos ainda biscoitos, ao ponto de ficarem famosas pelo codinome “Souers Macaron”.
![]() |
Maria Antonieta, de Sofia Coppola, saboreando seu doce predileto. |
Mas foi na pâtisserie parisiense Ladurée, fundada no século XIX, que a iguaria ganhou sua forma atual e, com ela, o mundo: Em 1930, o neto do fundador da tradicional casa de chá da Rue Royale, Pierre Desfontaines, dá o pulo do gato quando fez o “sanduichinho” com um recheio! Voilá, o macaron”super star “!
![]() |
Fachada de uma das lindas casas de chá Ladurée!
|
Tudo isso pra chegarmos ao Rio de Janeiro e o Blog contar, para os que ainda não sabem, que a carioca Carla Daudt também se encantou pelo doce fashion e depois de um longo aprendizado que incluiu Paris, estágio com Joël Robuchon e mais e mais, criou sua própria marca de macarons, bem feitérrimos por sinal, que podemos encomendar pelos telefones 21-2431-0849 ou
21-9128-1548.
BN
![]() |
Macarons de Carla enfeitando a mesa do jantar da Manu! |
Clique aqui pra entrar nos site da Carla Daudt!
