Este post delicioso veio de Paris, mandado por minha querida amiga Angela Rocco, que como toda mulher que se preza, passou a infância divertindo-se com o brinquedo que revolucionou o mercado, ao revelar nos anos 60, a preferência das meninas por uma boneca com visual de adulto, desbancando as metamorfoseadas em bebês…
Assim, a primeira musa “fashion” da vida dos que nasceram depois de 1959 é americana de Wisconsin, tem idade indefinida, cabelos e profissão mutantes, corpo curvilíneo e começou a carreira encarnando o “american way of live” pra tomar uma uma dimensão tão maior, que virou arquétipo da própria mulher contemporânea, apesar de nem ser humana. Falo da icônica boneca Barbie, celebridade e musa pop há décadas e que, finalmente, figura como tema, em exposição num renomado museu francês.
“Barbie: Life of an Icon” estreiou em 8 de março de 2016 no “Museu de Artes Decorativas”, de Paris, que prima por um acervo múltiplo onde brilham coleções de “design”, moda, brinquedos e publicidade, palco ideal para acolher a boneca mais famosa do mundo e mostrar a sua trajetória única, marco sócio-cultural na história dos brinquedos dos séculos XX e XXI.
São 700 exemplares, espalhados por 1500 metros quadrados, provando que ela é, sobretudo, o reflexo de uma cultura pois, ao longo de sua trajetória, mostrou novidades tecnológicas, abraçou causas e encarnou esteriótipos desafiadores, sem perder o rumo de casa. Assim, Barbie representa até hoje, os sonhos e ambições da vida contemporânea feminina.
E tem mais… Durante a exposição, alguns dos segredos da fabricação da sua marcante silhueta única, penteados e “looks” são revelados, nos mostrando que a chave de seu sucesso é que apesar das continuas mudanças, continua sendo a mesma Barbie, sempre conectada com a cultura popular que a consagrou… Não é que Lampedusa tinha razão?!
Para os interessados, a mostra fica em Paris até 18 de setembro… Imperdível! BN
“MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS”
107, RUE DE RIVOLI
PARIS