Hoje, terça-feira, 5 de novembro, os paulistanos e passantes têm um programaço: a abertura da maravilhosa exposição de fotografias do divino Marcel Giró, na Galeria Bergamin, sob a batuta da talentosíssima e minha querida Antonia Bergamin!
Com curadoria competente de Iatã Cannabrava e Isabel Amado, a mostra reúne 40 imagens feitas pelo fotógrafo catalão do crescimento da cidade de São Paulo, na década de 50, do século passado.
Filho de um industrial do setor têxtil, Marcel Giró foi um aficionado por fotografia desde menino, praticou montanhismo e viajou mundo afora. Após viver duas longas guerras, veio para a América do Sul e, passando por São Paulo, encontrou o que havia de mais revolucionário em se tratando de sua paixão, num momento em que queria fincar raízes e retomar a vida cotidiana. Assim, renasce sua vocação fotográfica e ele acaba tornando-se um dos principais representantes do Modernismo, ao vincular-se à emblemática Escola Paulista de Fotografia, cria do prestigiado Foto Cine Clube Bandeirante.
A dupla afiada de curadores procurou evidenciar, na escolha das obras, o crescimento da cidade retratado por Giró, enfatizando a preocupação de sua geração em documentar as transformações urbanas, industrialização e a modernidade .
Fragmentos como andaimes, antenas, muros, sem a presença da figura humana, compõem imagens lindas valorizando a arquitetura local. Esta preciosa coletânea de fotografias são vintage e originais da década de 50, como bem enfatiza a Antonia Bergamin. Para os interessados, todo acervo está à venda…
“Com um olhar apurado de esteta, suas melhores fotografias têm origem de fato no banal e cotidiano”, nos ensina Iatã Cannabrava;
“Nas sombras mais duras, na geometria mais fria, nos contrastes menos cadenciados: sempre há uma delicadeza que perpassa suas fotografias”, complementa Isabel Amado.
Eu, BN, digo: “é pra lá que vou”! Vejam o porquê nas outras fotos…
GALERIA BERGAMIN:
OSCAR FREIRE, 379 Lj1
JARDINS, SP
TEL: +55 11 3853 5800