A temporada das viagens das “Grandes Vacances” se aproxima, e pra quem vai embarcar nessa, eu dedico este post!
Desta vez, a dica de beleza não passa pelos cremes, nem por protetor solar e muito menos por qualquer tipo de maquiagem: Xô cosmética! Mesmo assim, seu efeito é estético e também terapêutico e o tratamento, preventivo: são as meias elásticas medicinais, que você vê na foto acima. Raridade: a dica é unissex!
Pra entender a sua atuação, um pouco da circulação sanguínea, “para pedestres”:
O que faz o sangue circular nas veias, além da força do coração, é a contração dos músculos durante o movimento das pernas, que comprimem as veias e provocam o deslocamento do sangue. Por isso, quando permanecemos por muito tempo parados, sentados ou em pé, o sangue tende a ficar retido nas veias, que com esta inércia dilatam, formando as varizes, a sensação de mal estar e o cansaço nas pernas, no final do dia.
Mas tudo isto é pinto diante do aumento do risco de trombose venosa profunda, que é uma situação médica muito grave: este sangue parado nas veias, tende a coagular. A atenção deve ser redobrada em pós operatórios, vôos internacionais longos e até mesmo viagens de carro distantes!
Ai que entra nossa heroína, a meia elástica: ela produz a pressão necessária, ao comprimir as veias como se fossem os músculos, acelerando a circulação venosa e impedindo a estase do sangue nas veias.
Aqui em casa, elas fazem parte da nossa rotina e não embarcamos, nem pra São João de Meriti (que como o Havaí, é logo ali), sem usa-las. Detalhe: são de algodão, ao contrário das tradicionais e de nylon, insuportáveis com o nosso calor tropical.
Mas não pense que essas meias são brincadeira: é recomendável que seu clínico faça um pedido médico, orientando a pressão ideal para o seu caso, senão vais perder a viagem: para compra-las, só com receita médica!
Um último detalhe: Pra quem não gosta daquele bege artificial que a meia deixa na nossa perna, um truque bobo: sobreponha uma meia dos seus sonhos! BN
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE!