Existe um lugar, suspenso num apart e bem ali no Leblon, que é pra lá de divertido, aonde tudo e todos acontecem: É o cantado a prosa e verso “Cafofo do moreno”, ou o reduto carioca do querido e jornalista Jorge Moreno, que nos encanta todos os sábados com sua divertidíssima coluna política, no Jornal “O Globo”.
Ali bate-se dos melhores papos da cidade e come-se melhor ainda, graças a competência e presteza da linda e super chef da casa, a matogrossence Carlúcia Silva. Especialista em comida brasileira nossa musa faz, sorriso nos lábios, pratos do Oiapoque ao Chui, em quantidade indeterminada porque por lá a generosidade reina e nunca se sabe quem mais vem para jantar!
Pois num dia de menu light, ela saiu-se com uma iguaria que amei e até hoje é “pièce de résistance” em minha casa: Um bacalhau com quinoa de comer rezando e que agora, pedindo licença poética à querida Carlúcia, passo a minha intrepretação pra vocês. Tomara que curtam!
Ingredientes: 2 kilos de bacalhau, 1 pacote de quinoa, 1 litro de azeite “Il Grezzo”, 4 ovos cozidos em fatias, 2 tomates sem pele picados, 4 cebolas bem picadinhas, 4 dentes de alho bem socados, 1 alho poró fatiado como batata palha e frito no azeite pra crocar,1 pote de 250 gramos de azeitonas preta, sem caroço e cortadas ao meio e outro, idem idem, de azeitonas verdes.
Preparo da quinoa: Lava e refoga com 2 dentes de alho, fritos no azeite. Acrescentar 3 chícaras de água e põe tudo pra cozinhar, por 15 minutos.
Preparo do Bacalhau: Põe os 2 quilos num tabuleiro, em pedaços, rega com um pouco de azeite e forno bem quente, por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desfie-o, tirando as espinhas e faça um refogado com ele mais azeite, os outros 2 dentes de alho socados, as cebolas picadas, as azeitonas e o tomate. Acrescente ai a quinoa, os ovos cozidos e cortados em rodelas. Arrume numa travessa grande, jogando por cima de tudo, o alho poró crocante.Sirva acompanhado de uma salada verde e voilá: Sucesso total ou seu $ de volta! BN