Conheci a maravilhosa joalheira Lya Carla na festa do “Prêmio Faz a Diferença” e naquele celeiro de craques pra todos os lados, mesmo assim, ela e seu divino colar de folha chamaram a minha atenção. Fui logo assuntar e além da beleza da dupla também conheci uma história bacana, que deixo pra sua protagonista contar pra gente: Lya Carla com a palavra! BN
“A SIMPLICIDADE É O ÚLTIMO GRAU DA SOFISTICAÇÃO”, LEONARDO DA VINCI
“Em 1993, após retornar ao Brasil depois de uma volta ao mundo em um veleiro, retornei ao sul da Bahia para visitar a aldeia dos índios Pataxó. Para ajudá-los, comecei a comprar colares de penas e sementes e revender no Rio de Janeiro. Logo, logo, a filantropia virou negócio.
Hoje, além das peças produzidas com sementes de pau-brasil, fibras naturais, piaçava, raiz de samambaia, palha, madeira certificada, coco, osso de búfalo que são exportadas para os EUA e Europa, produzo também peças feitas em cristal ou fabricadas com matéria prima que escolho e seleciono, pessoalmente, em minas de esmeralda, topázio e ametista, entre muitas gemas que encontro no estado de Minas Gerais.
Das minhas coleções, “Lagrimas da Terra” foi feita com inspiração nas tribos indígenas e misturei a essência das sementes com flores de algodão e cristais. Agora, seguindo o conceito do “Desenvolvimento Sustentável” e do “Comércio Justo e Solidário” de nosso recém criado “Instituto Cidadãos do Mundo, Citzens of The world, CW”, do qual sou presidente, desenvolvi a nova coleção de “ECO BIO JÓIAS”, com peças totalmente BIO. Esta coleção que parte da Mata Atlântica, é um presente para mulher contemporânea ter a chance de usar, em seu dia a dia cosmopolita, um toque do planeta Gaya em seu visual.
Trabalho também, há mais de 15 anos, na região sul da Bahia com tribos indígenas, quilombos e comunidades rurais desenvolvendo cursos de capacitação em artesanato. Já formei muitos artesãos e tenho muitos afilhados indígenas. Trabalho com a economia ecológica, a conciliação entre o desenvolvimento sustentável, a conservação da natureza e a inserção social.
ESTA SOU EU, LYA CARLA…CIDADÃ DO MUNDO E TRIPULANTE DO PLANETA! “
CONTATO:
institutocw@gmail.com
CURTAM AS FOTOS!