Muito bom dia para todos vocês, queridos leitores…
Hoje é sexta-feira, dia de acordarmos com o pé direito, o astral nas nuvens e os neurônios concentrados no que interessa: a boa do fim de semana. Pois vou dar uma sugestão…
Como já sabem está acontecendo, até domingo, aqui no Rio, a terceira edição da ArtRio, a mega expô das galerias de arte mais incríveis do Brasil e do mundo, em pleno Píer Mauá.
Chance única para conferirmos preciosos clássicos das artes plásticas e também vermos as novidades. Como este ano a ArtRio está ainda maior, aconselho uma tarde inteirinha para curti-la, com a devida calma.
Mas antes de se perder nos mega armazéns que a comportam, façam um programa diferente: aproveitem para almoçar por lá, mais especificamente no charmosérrimo Jojo Bistrô, que montou uma filial só para o evento. A vista do cais do porto carioca é avassaladora, a comida divina e vai fazer sol, obaaaaa… Melhor que isto, nem pão com ovo!
Deixo pra vocês algumas fotos do muito que vi e duas sugestões de visita, por serem espaços que inovaram criando parcerias entre o espectador e o artista…
PRIMEIRA SUGESTÃO:
ATELIÊ DA MUL.TI.PLO ESPAÇO E ARTE & EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage): “Artista Visitante” é o nome da ação que aproxima a experiência do artista com seu público. Para tanto, foi montado um ateliê no Armazém 2, onde uma antiga prensa e ex-alunos bombados da EAV como Antonio Dias, Carlos Vergara, Iole de Freitas, Daniel Senise, Victor Arruda e Cabelo farão gravuras na hora, com tiragem de 30 exemplares, para serem vendidas aos sortudos que estiverem por lá.
SEGUNDA SUGESTÃO:
A COLETÂNEA DE VICTOR ARRUDA, NA GALERIA ARTUR FIDALGO.
O artista fez uma interessante composição com dezenas de óleos, todos do mesmo tamanho, à partir de rascunhos seus jogados fora… Assim, além de serem obras baseadas em “refugos ressuscitados”, o mais interessante é que o comprador pode compor a sua própria sequência, formando uma inédita co-autoria com Arruda: O pintor fornece o material e o colecionador a sua mensagem ou interpretação. Detalhe: Depois de escolhida, esta sequência é tombada para a eternidade, com um artifício genial. Só um dos quadros comprados levará a assinatura do autor.
Adorei a idéia. Vejam nas fotos as possibilidades e formem as vossas! BN