A MODA NOS ANOS 60

 

Os anos 60 fortam totalmente revolucionários para o mundo. Aconteceu uma mudança radical na moda e em todos os sentidos. A revolução sexual com a pílula, a corrida espacial, a mini saia, Elvis Presley, James Dean, os sensacionais Beatles, o divino Frank Sinatra, Bob Dylan, Rolling Stones, Tom Jobim, Vinicius de Morais, a Jovem Guarda, Andy Worhol, Balenciaga, Emilio Pucci, Courrèges e por ai vai….

Quem eu amaria convidar e pra escrever sobre esta década aqui para nosso blog e que descreve os anos 60 como ninguém é Arnaldo Jabor. Adoro o jeito que ele conta esta época, vou tentar conseguir para vocês…

Não deixem de clicar pois é IMPERDÍVEL ver SINATRA COM ELVIS.

http://www.youtube.com/watch?v=g3VFK2qbBWc

Transgredir era a palavra de ordem  porque não seguir a moda, significava liberdade.  Alias adoro a ideia de não seguir a moda , acho que cada um tem que explorar seu próprio estilo, e jamais ser vitima de modismo e só usar o que lhe cai muito bem.

DICAS:

Uma gordinha não pode usar calça grudada e ainda por cima branca , fica muito melhor com uma calça preta soltinha.

Pantalonas ficam melhor em mulheres altas.

Magrinhas devem usar blusas mais soltinhas.

Mini- saias só para mulheres abaixo de 40, nós as 40 forever ficamos bem melhor e mais chics com saias e vestidos mais compridinhos.

Acho que cada mulher deve saber o que lhe cai bem e só seguir a moda se ficar mais feminina e mais bonita e nada de ser Fashion Victim.

 

Os anos 60 foram o berço do nascimento do prêt-à-porter. A moda pela primeira vez teve como alvo a juventude, fruto do chamado baby boom. A época era de prosperidade financeira, o mundo crescia e a sociedade consumista estava no auge ( 90% dos americanos tinham televisão). Foi o começo das roupas baratas, divertidas, descartáveis e do imediatismo que viria em seguida a ser o prêt-à-porter…

 

Audrey Hepburn em Breakfast at Tifanny’s um dos grandes clássicos do cinema dos anos 1960

 

A moda passou a ser sensual, geométrica, de linhas retas e com pouco pano, inspirados na corrida espacial Pierre Cardin e Courrèges fizeram a moda futurista e Mary Quant divide a mini saia com Courrèges. Yves Saint Laurent cria as japonesas, as Sahariennes, o smoking para mulheres e o tubinho Mondrian. A estampa Pucci vira uma febre e até até o alumínio foi utilizado por Paco Rabanne como matéria prima. Outro sucesso desta época que está até voltando é o tubinho com botas, tipico anos 60!!!!

 

 

O conforto, a inovação de materiais, os tecidos sintéticos, as meias de nylon e a malha foram consequência deste comportamento e da exigência destes jovens pelo prático, fácil e despojado.

 

A famosa coleção “Cosmos” de Pierre Cardin que queria libertar as mulheres fazendo elas usarem vestídos fáceis!

 

Os óculos gigantes como o de Jackie Kennedy e os modelos super coloridos viraram moda. Saem as cinturas marcadas, as saias rodadas com anágua, cabelos presos com spray e entram as mini saias, as calças cigarrettes, as pantalonas e o shorts curtíssimos da Brigitte Bardot, tubinhos e estampas psicodélicas .

 

Adoro os óculos de Jackie Kennedy!

 

Tubinhos com botas!

 

Os maiores estilistas do Brasil foram Dener, Clodovil e Zuzu Angel ( mãe de nossa querida colunista Hildegard Angel). O atelier de Zuzu foi visitado por Lisa Minelli, Joan Crawford e Kim Novak, Os jovens rapidamente aderiram a mini saia, a calça boca de sino, à cintura baixa e ao unissex. No Brasil a jovem guarda, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, levavam a juventude à loucura!

 

A jovem Guarda!

 

O look Beatles para os homens tanto no cabelo como nos terninhos faziam a cabeça dos jovens. Os maiôes viraram biquinis e o umbigo virou vedete! A moda é sensual!

 

Brigitte Bardot e seus biquinis!

 

Esta época houve uma total revolução na moda, e ganhamos muito com isso pois hoje a moda é muito mais fácil, confortável, e prática e volta e meia ela dá uma voltinha nos anos 60 , seja por saudosismo, pelos matérias ou por justa homenagem a uma época tão criativa que marcou nosso mundo FOREVER…

MP

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário