Volto, mais uma vez, à viagem à Salzburg, no verão europueu passado, lugar que me encantou tanto, que o assunto não se esgota. Hoje vou contar pra vocês sobre um passeio de barco lindo que fizemos, saindo da cidadezinha de Berchtesgaden, ao extremo sul da Baviera, Alemanha.
Situada na Berchtesgadener Land, uma das localizações mais lindas de toda Europa, qualhada de montanhas completamente verdes que nascem como musas, de rios ou lagos, rumam direto pro céu, sem limite nem piedade, resultando no visual mais estonteantes do planeta Alpes.
Berchtesgaden, a capital deste sonho, é também uma atração a parte, abrigando uma salina do século XVI e edifícios históricos. Nosso “cruzeiro” saiu daí por ser ela um porto, às margens do Königssee, lago maravilhosos circundado pelo paredão verde que descrevi e que, num certo ponto o estragula, simulando uma espécie de “canyon” ou “desfiladeiro” technicolor.
Como foi delicioso navega-lo, conhecer lugarejos lindos saídos de conto de fada e pousados em suas margens, só pra arrancar suspiros de admiração e refrescar nossas desiludidas memória: A caprichosa vida pode ser, sim,um espetáculo além da imaginação.
Deixei pro final a cereja deste bolo alemão, porque ela também foi o último porto. Chama-se St Bartholomew por conta da joinha em forma de igreja, dedicada ao santo padroeiro dos fazendeiros e leiteiros dos Alpes. Acoplada a um pavilhão de caça, ele do século XII e ela no XI, ambos foram remodelados ao longo dos tempos sendo que o “lodge”, ex residência dos príncipes locais, virou pousada deliciosa e a igreja continua recebendo os peregrinos, que vêem de todo lado e, em especial, no dia de seu padroeiro, 24 de agosto.
Um almoço por aí é inesquecível BN
FIQUEM COM AS FOTOS DO LINDO LUGAREJO DE “ST BARTH” DA BAVIERA E SUA CAPELA DE SONHO…