Os anos sessenta foram um marco na moda ocidental, por mil e um motivos, e tudo que se refere a ele é emblemático. Mas desconfio que o cinema e sua midia poderosa ajudaram, tremendamente, a vingar seu visual.
A primeira versão do “Look 60ties” que emplacou foi a de Hollywood, saída do figurino de “Bonequinha de Luxo”, de 1961, para arrebatar o mundo. Estou falando do “pretinho básico” criado e divinizado pela dupla dinâmica Givenchy/Hepburn e que preencheu, em cheio, a necessidade fashion da nova e moderna mulher americana, que saía de casa pra fazer carreira profissional, conquistar seu lugar ao sol e precisava de algo chic, prático e, sobretudo, versátil. Pra quem chegou agora, o super star “Little Black Dress” passa como o resumo de toda a ópera…
…Só que não é bem assim pois no velho continente outro “pretinho”, este nada básico, também conquistava o mundo, pelas mãos da Cinecitta e de Federico Fellini que lançaram, no mesmo 1961, um filme glorioso, dos grandes clássicos do cinema de todos os tempos: “La Dolce Vita”. Entre tantas modas que foram ditadas por esta jóia da sétima arte seu figurino, vencedor do Oscar de 1961 (de filme preto e branco), virou sinônimo de “decadence avec elegance” e impôs seu look mais sensual, nada prático, sofisticado e glamouroso até a última instância e também virou sinônimo dos 60ties. Ou alguém não se lembra de Anita Ekberg se esbaldando, na Fontana di Trevi, com o tal e arrebatador vestido preto tomara-que-caia? É das imagens marcantes do século XX.
Pois foi justo nesta “fontana” que a maravilhosa designer de bijoux “ítalo-brasileira”, Francesca Romana Diana, bebeu para criar sua linda coleção “La Dolce Vita”, que lança amanhã, dia 8 de março de 2012, em todas as suas lojas brasileiras.
Como Francesca explicou, as peças foram dividida em “famílias”, nomeadas em torno do filme de Fellini: “La Dolce Roma”, “Anita E”, “Marcello”, “Aristocrazia” “Paparazzi” soam sofisticação que é a característica desta coleção que vale para o inverno brasileiro e verão europeu, exalando para ambos, glamour por todas as pedras.
Uma única frase explica o que vi: são bijoux que “fazem uma roupa”, mudando-a pra muito melhor! Confiram nas fotos da primeira “fornada”que estará nas lojas domani, va benne?! BN