Pras nossas adoradas mães, principalmente em seu dia, queremos sempre a grande homenagem: uma jóia preciosa, a bolsa mais linda, o bouquet do Jeff Leathan… Mas este ano, resolvi fugir para mais longe, ao procurar um presente que enchesse os olhos e alma da minha diva. E foi uma alegria encontrar esta série de livros que conto abaixo pois preencheu os requisitos de minha exigência, com toda maestria.
Idealizada por Lélia Coelho Frota e dedicada a escritores brasileiros desaparecidos, a coleção “Arquivinho” é das mais bem concebidas em seu gênero, façanha da editora carioca Bem-Te-Vi. Traçando de maneira original e eficiente o retrato de quatro grandes artistas brasileiros, ela reuniu numa espécie de perfil informal, biografia, textos, documentos, depoimentos, fotos, DVDS, iconografia ou qualquer outra informação que ilustrasse a vida e personalidade do homenageado, tendo como grande mérito aproximar o leitor de seu ídolo, ao simplificar o acesso à sua obra. Em formato de caixa ou pasta, são quatro os ilustres “biografados”:
1- Vinícius de Moraes:
Sua pasta possui 18 ítens que vão de um caderno com poemas praticamente inéditos, da sua mocidade, CD de Miúcha cantando Vinícius, é claro, fotos, biografia e até um soneto manuscrito por Pablo Neruda, dedicado ao pontinha.
2- Helio Pellegrino:
Além de fac-símiles relativos à sua obra, sua caixa comporta 15 ítens com preciosidades como uma cronologia de sua vida feita pela neta Antonia, biografia por Paulo Roberto Pires, 8 poemas extraídos do “O Livro da Amiga”, que fez em homenagem à mulher Maria Urbana Guimarães, além da reprodução de uma pintura dela pelo grande Guignard.
3- Otto Lara Resende:
O talentoso mineiro mereceu caixa com 12 ítens que vão de textos seus sobre amigos, escritores, jornalistas à uma carta de 6 páginas,manuscritas, para Vinicius, passando por um espetacular DVD gravado com arquivos do Cedoc da TV Globo, onde Otto Lara entrevista as mais variadas personalidades.
4- Nelson Rodrigues:
O grande dramaturgo foi o último editado pela série, com pasta de 12 ítens coordenada por Cláudio Mello e Souza (focando especialmente a parte dramática da obra do “multifacetado” autor), sendo 11 deles peças gráficas, que incluem textos sobre o autor de Bárbara Heliodora, Arnaldo Jabor, Armando Nogueira, depoimento de Fernanda Montenegro sobre Nelson e DVD com depoimentos dele sobre vários assuntos.
O único problema foi que nem recorrendo ao “uni duni tê” consegui escolher… Assim minha mãe vai se esbaldar por um bom tempo! BN