José Caetano Lacerda, Presidente do Conselho de Administração do Grupo GPS e empresário de grande competência, escreveu este artigo que eu não podia deixar de publicar, devido a importância do tema e soluções inteligentes propostas por ele.
“ O investimento financeiro em educação no Brasil aumentou 1,1%, entre 2000 e 2010, segundo estudo da OCDE, divulgado em junho deste ano. Com isso, o país chegou ao patamar dos outros integrantes do grupo, que engloba nações desenvolvidas, como EUA e Grã-Bretanha. Mas mesmo diante dos esforços orçamentários, a média da escolaridade brasileira – um dos critérios levados em conta na elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano – é o menor entre os países da América Latina, conforme relatório publicado pela ONU no último mês de março. O motivo do resultado contraditório está na qualidade de Gestão do setor, desde as unidades primárias até as universidades públicas.
Para mudar esse quadro, é preciso que a administração da coisa pública se utilize das técnicas de Gestão dos Negócios Privados e da Governança Corporativa, tão utilizada por organizações que estão em franco crescimento, com sucesso. Segundo esses princípios, a abundância de recursos financeiros não é, necessariamente, a solução para se alcançar os resultados desejados. O que de fato assegura maximizar os resultados com excelência é o exercício das melhores práticas administrativas e de Gestão.
A boa Gestão depende de um ciclo de atividades que envolvem Estratégia e Macro-Direcionadores claros, Planejamento, Risco, Execução com foco nos objetivos e metas bem definidas, e a disciplina da periódica Avaliação e Julgamento dos resultados, onde com os erros se corrige e aprende, e com os acertos aperfeiçoamos, premiando os méritos e se partilhando aqueles resultados. Denominamos esse modelo de Ciclo Empresarial ou de Gestão, cujo foco é o Cliente.
Esse modelo de Gestão é absolutamente aplicável à Educação Pública. Aqui, o Cliente é o Aluno. É nele e para ele que o Ciclo da Gestão deve concentrar-se, para atendê-lo mais e melhor. O Produto/Serviço é o Conhecimento e a Formação com Qualidade, dentro dos Princípios de Valores Éticos e do Bom Senso, onde a integração Família-Corpo Docente é fundamental.
A sociedade deve contribuir, nesse sentido, através dos modelos de Organizações Sociais, que já apresentam bons resultados em outros setores.
O maior legado que os lideres de hoje poderiam deixar para as gerações futuras seria, certamente, um Sistema de Ensino de alta qualidade de Gestão, que capacite os nossos jovens para a vida produtiva, dando-lhes condições de se tornarem competitivamente aptos aos desafios que nossa sociedade enfrentará, sendo responsáveis, conscientes e participativos, capazes de, por sua vez, perpetuarem a formação de novos e melhores Líderes, e assim buscarem renovar e perenizar a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais desenvolvida.”
Se todos pensassem assim o Brasil seria diferente…