A ORIGEM DO CHAPÉU
A palavra vem do latim capa, capucho, ou seja a peça do vestuário feminino e masculino usada para cobrir a cabeça, podendo ser de milhões de materiais diferentes.
No decorrer da história, o chapéu teve variantes, como turbantes e as tiaras, sempre com conotação social. Para marcar esta distinção na antiga Roma, os escravos eram proibidos de usar chapéus.
Pode ter conotação politica como o bonet rouge do partido republicano francês ou conotação religiosa, como os chapéus dos papas, cardeais e bispos.
Através do chapéu expõe-se a caracteristica de um povo, como os cocares dos índígenas , os turbantes usados pelos Sikkis indianos, ou chapéus pontiagudos de palha trançado com motivos geométricos que os chineses usam para a colheita de arroz. E os diferentes tipos de chapéus eclesiásticos que definem o status social dentro da hierarquia religiosa.
A rainha da Inglaterra por exemplo está sempre com seus modelitos coloridos. Não acho nada elegantes e muito carnavalescos!
Na Idade Média, as mulheres eram obrigadas a cobrir o cabelo com um tecido branco por motivos religiosos. Esse costume evoluiu para as mantilhas espanholas e os véus das noivas. Nos países muçulmanos, nos vemos ainda a obrigatoriedade do uso do chaddor ou burka pelas mulheres, preservando as das tentações mundanas.
As primeiras chapeleiras surgiram apenas no final do século XVIII quando pessoas de qualquer classe social começaram a usar chapéu. Nos anos 30 o chapéu começou a fazer parte do vestuário feminino. No inverno os chapéus de veludo, pele ou feutro servem para esquentar, e no verão os de palha ou tecido para proteger do sol.
QUANDO USAR UM CHAPÉU
Saber usar um chapéu não é missão tão fácil. No Brasil, apesar do sol quente em que vivemos, não temos muito este hábito. Eu acho muito elegante usa- lo para um casamento no verão, que começa durante o dia, ou num almoço no campo. Tudo na vida é uma questão de bom senso, e como chapéu a noite não tem nenhuma utilidade, a regra é retira-lo e JAMAIS usa-lo a noite!
Sempre uso chapéu para ir a praia, pois acho lindo um belo chapéu de abas grandes para me protejer do sol. Para as crianças é sempre essencial o uso dos chapéus!
O boné é considerado o chapéu mais usado no mundo, por toda a juventude e pelos esportistas, Tiger Wood, o campeão de golf, não tira de jeito nenhum. O capacete também é considerado o chapéu protetor para os esportes, tem que ser usado para moto, esqui e bicicleta.
Tenho que confessar que ADORO um chapéu bonito para uma ocasião especial, é sempre irresistível e muito elegante!