O hábito de se maquiar é muito antigo, e a primeira referência que me vem a cabeça é a poderosa Cleopatra, com sua pele branca, devido a seus banhos de leite e os lindos olhos pintados com khol super exagerados. Depois me lembrei da maquiagem dos homens da corte francesa que se enchiam de pó e usavam perucas…Ainda bem que isto mudou e hoje em dia quanto mais natural mais bonito e elegante.
Acho que as grandes atrizes de cinema imortalizaram totalmente os estilos de maquiagem. Quem não lembra de Elizabeth Taylor em Cleopatra com seus olhos violetas contornados por khol? ( foto acima ) Marylin Monroe marcou uma época com seu baton vermelho, Brigitte Bardot com seu eyeliner e lapis de contorno nos lábios, e Audrey Hepburn será sempre lembrada por seus maravilhosos olhos realçados com discretos cílios postiços e apenas uma leve sombra. De todas estas atrizes a maquiagem mais atual para mim é a de Audrey que se adapta a teoria do grande arquiteto Mis Van der Rohe ” less is more”( menos é mais ), esta frase é valida para tudo nesta vida. Eu acho que quanto menos maquiagem mais bonita a mulher fica pois a naturalidade é um fator essencial, no meu ponto de vista, para se viver feliz em todos os aspectos.
Queria lembrar que o hábito de se maquiar, é bem diferente em cada pais. As americanas não saem da casa sem se maquiar, as europeias também não, mas a maquiagem delas é bem diferente pois é muito mais leve e discreta. Reconheço uma mulher árabe pelo jeito dela de se maquiar, os olhos são sempre muito mais realçados, minhas amigas libanesas se maquiam divinamente bem… As indianas também adoram e não dispensam o lápis Kajal e o bindi, aquele pequeno circulo usado entre as sobrancelhas que simbloliza a força femina. Já as japonesas são totalmente fashion victims e usam tudo que acabou de sair no mercado.
Nós brasileiras estamos antes de tudo preocupadas com a saúde e o tonûs da pele limpa e não podemos esquecer que vivemos num pais tropical onde estamos expostas quase que o ano todo, por isso a pele tem que estar sempre impecável! Nossa maquiagem é para enfeitar e JAMAIS para esconder a pele, ela tem que ser o mais natural possível até porque os homens não gostam de exageros.
Para me maquiar eu uso sempre : um creme hidradante Embryolisse ( já fizemos um post sobre ele) clique AQUI, depois um filtro solar uso La Roche- Posay 50 teinté, uma base super leve, estou usando uma ótima da Lancôme chamada Teint Visionnaire, rimel é essencial e uso qualquer um que tenha escovinha que aumenta o cílio, depois um blush que tem efeito iluminador chamado Nars cor South Beach, e um baton super leve. Para noite só acrescento um delineador da Mac “Blacktrack”que coloco em volta do olho dando um efeito de khol porém bem mais leve e um lápis para boca.
O que acho IN
USAR SEMPRE uma base LEVE, a pele tem que parecer o mais natural possível, muito rimel, labios bem hidratados, baton cor de boca com um lápis em volta dos lábios beige , um pouco de terre de soleil da Guerlain para dar um leve tom queimadinho e um blush rosa com um iluminador pois dá viço a pele.
O que eu acho OUT
Base pesada e do tom errado ( tipo mais clara ou mais escura que sua pele ), acabamento com pó – envelhece e tira o brilho da pele, Sobrancelha fina, pintar a boca de cor muito forte para o dia, Iluminador branco, Cílios postiços exagerados e blush alaranjado.
Espero que estas dicas tenham servido para nossas queridas leitoras.
MP