Voltamos de férias hoje, revigoradas, e com muitas saudades dos nossos teclados… Por isso, escolhi pra vocês um post divertido e também bastante útil nestes dias de inverno ao sul do Equador. Que tal dar um pulinho “a mi Buenos Aires querida” e passar dias deliciosos nesta cidade que é das mais lindas de nosso continente, divertindo-se a valer?!
Para tanto, pedi a minha filha Maria, que esteve por lá recentemente, pra nos dar uma dica imperdível… Sigam com ela! BN
FERVOR, POR MARIA TEIXEIRA DE MELLO:
“Dizem que a alma argentina é que nem o tango: sofre, sofre, mas não se rende jamais. E foi mais ou menos essa impressão que levei comigo de Buenos Aires.
Uma cidade nostálgica, de passado visivelmente glorioso, hoje já não vive mais seus melhores dias. Seus monumentos uma vez imponentes estão descuidados e já não intimidam tanto; as fachadas européias perderam sua cor e ninguém se lembrou de “passar uma mãozinha de tinta”. E a Casa Rosada?! tá mais pra nude do que rosa.
Mesmo assim, em meio à crise e recessão econômica, bandeiras argentinas penduradas em imóveis de pintura descascada, são provas de que nada derruba o orgulho dos Porteños: eles continuam patriotas fiéis como nunca, cheios de “arrogância”, mesmo espírito de competição que já conhecemos e repetitivos no incansável discurso “Maradona es mejor que Pelé y Messi mejor que Neymar”.
E tudo bem, porque se você tiver indo pra Argentina achando que vai encontrar um nativo de lá, humilde, altruísta e que chore por mais alguém que não seja ele próprio, ou Evita Perón, você está no lugar errado. Mas essa é a graça deles, é o que faz esse povo ser tão caricato e cheio de personalidade, é o que define o típico argentino.
E é justamente pra um restaurante a cara deste típico argentino, que eu quero levar vocês. Situado no famoso bairro da Recoleta, Fervor é um lugar tradicional, barulhento, de culinária local, que a grosso modo seria um equivalente à Brasserie Lipp em Paris… Não pense em decoração clean, fria, minimalista, nem em nada extravagante e surrealista à la Philippe Starck; o ambiente do salão de dois andares é mais informal e cosy, porém super agradável e charmoso.
A maior parte dos garçons, já têm tempo de casa suficiente pra te tratar com impaciência, mal humor e até uma certa folga (nada que você já não tenha experimentado no Bar Lagoa… you’ll survive). Portanto, no stress, veja isso como parte do programa.
Na “crowd” você encontra de tudo: jovens animados, velhos rabugentos, famílias, casais, a grande maioria composta por locais e alguns poucos turistas (eu por exemplo)… E por que não, Karl Lagerfeld, que já declarou diversas vezes que é seu restaurante preferido na cidade (então, se não quiser confiar em mim, pode confiar no Kaiser).
A comida é simplesmente deliciosa e pra quem não conhece nada da cozinha argentina, dou algumas dicas imperdíveis. Não deixe de provar as tradicionalíssimas “empanadas”, o jamón também é sempre uma boa opção, mas se tiver que escolher só uma entrada, a “tortilla de papa y cebolla” é de comer rezando! Pro prato principal, há várias opções de carnes, cortes e embutidos (óbvio, especialidade argentina), mas pra quem não for “carnívoro” ou preferir algo mais leve, a lista de peixes e frutos do mar não deixa nada à desejar. Se ainda tiver um espacinho pra sobremesa (e eu sugiro que você reserve esse espaço), a melhor pedida é a panqueca de “dulce de leche”: dos deuses (do Olimpo, do Egito, da Roma Antiga, de Hollywood… todos eles se uniram pra criar essa iguaria deliciosa)! Toda essa orgia é claro, acompanhada de um bom vinho argentino (opção no menu é o que não falta).
Então organize um grupo grande, reserve uma mesona, e vá preparado pra passar umas boas horas lá, comendo bem, bebendo bem, rindo, falando alto, se divertindo… E se você olhar pro lado, vai ver que nossos “hermanos” não são tão diferentes da gente assim; e que mesmo quando a coisa aperta, eles respondem com alegria.” MTM
CONTATO FERVOR:
Posadas 1519, Recoleta
Tel.: (54 11) 4804 4944