Passei uns dias em Londres, com o maravilhoso professor de música clássica, Rafael Fonseca, em mais uma de suas viagens de sonho. Desta vez, ele escolheu um roteiro russo para seguirmos e, paralelo aos maravilhosos concertos que tive o privilégio de assistir, curti muito o reino de Sua Majestade.
Na divina companhia de amigas queridas, fiz passeios lindos, vi exposições imperdíveis, uma peça mirabolante, fui a restaurantes inesquecíveis…. Aos bocadinhos, contarei o melhor pra vocês.
Contudo, o “high light” foi mesmo a música sublime que ouvimos e o privilégio de termos ido aos concertos inteiramente inseridos em seus contextos. Antes de cada espetáculo, Rafael fazia uma “preleção” sobre o programa do dia e o que esperar de seus executores. Mais o direito à dúvidas, no intervalo ou depois dele, luxo total.
Na “temporada russa”, ouvimos seus sensacionais compositores, interpretados por algumas das maiores estrelas da música clássica, da atualidade. Me apaixonei pelo grande maestro Sir Antonio Pappano, vi o condutor russo do momento, Valery Gergiev, num dia menos inspirado e me decepcionei com as salas de concerto, tecnicamente impecáveis, mas com visual muito aquém da linda e eterna Londres.
Para quem tiver curiosidade, entre na página do VIRA, há sempre uma nova viagem como esta te esperando. Eu recomendo! BN