Ai Paris… Paris é sempre um deleite total, e é das cidades que mais amo no mundo, talvez por ter morado durante 15 anos da minha vida lá… Falar desta cidade é sempre um prazer para mim, e hoje resolvi falar de um dos pequenos museus que adoro, que é o Museu Baccarat.
Baccarat sempre foi sinônimo de estilo e luxo, bom gosto e elegância e é a mais tradicional marca de cristais franceses e a mais prestigiosa do mundo.
OS CLIENTES
Seus clientes sempre foram os mais poderosos do planeta, desde reis como Louis XVIII, o Czar Nicolau II, os marajás do Rajastão, a casa Imperial do Japão, o presidente Roosevelt dos Estados Unidos , a família Rothschild, o Principe Charles, a família de Mônaco, a família Niarchos, e dai vai…
OS PRODUTOS
Que tal decantar um chateau Lafitte numa garrafa de cristal Baccarat? Nada mal, né?
O vidro Harcourt foi criado em 1841 e é um” best seller” absolutamente atemporal. Os design vão dos mais clássicos ao mais clean como a linha Vega, que é a única que tem taças coloridas. SÓ NÃO SE USA TAÇAS COLORIDAS PARA VINHO TINTO, APENAS TAÇAS BRANCAS! Na Baccarat você pode até criar sua própria linha!
Os lustres de cristal são espetaculares e foram os primeiros a serem feitos eletrificados no mundo! As jóias, acessórios e relógios são um sucesso e sempre desenhados por grandes artistas como Salvador Dalí, André Putman, Cristian Tortu, César…todos inspirados na grande magia do cristal.
O MUSEU
O museu foi criado em 2004 na lendária casa da Viscondessa de Noailles, ( primeira foto), Marie Laure de Noailles, que foi sem dúvida um dos maiores ícones de Paris do ponto de vista mundano e social. Deu as festas mais deslumbrantes e extravagantes da cidade, misturando sabiamente diplomatas, princesas, atores, artistas e políticos que o mundo inteiro sonhara em conhecer. Foi também uma grande colecionadora de artes com seu marido Charles de Noailles. Foi a primeira a colecionar Mondrian, a lançar Salvador Dali, assim como Man Ray, Mallet e outros, e se seu “Hotel Particulier” falasse, teria mil e uma histórias para contar…
Baccarat contratou o excêntrico Phillippe Starck para um audaciosa reforma e realmente ele soube harmonizar a arquitetura do seculo XVIII com a contemporânea e ficou um espetáculo! Sou louca pela sala de baile “Marie Laure de Noailles“, pois seu decor parece ter saido do filme “O Leopardo” de Luchino Visconti. Lugar de sonhos para se dar uma festa…aliás saibam que se pode alugar.
Realmente é um programa imperdível e cada vez que vou a Paris dou um pulinho lá só para lembrar que a vida é bela…
MP