DICAS PARA RECEBER EM CASA (e um pouco de “etiqueta”)!

 

 

Receber bem é a mistura de vários ingredientes como numa receita. Não importa aonde…

A primeira, e mais importante, é fazer com que os convidados se sintam à vontade; até mesmo dentro de grande formalidade tem que se ter um mínimo de descontração!

Sem pretensão de querer ensinar nada, queria dar umas dicas simples que fazem, na minha opinião, uma pequena diferença!

AC

 

VELAS: são pra serem usadas à noite, jamais de dia! Ou seja, nunca, em nenhuma hipótese, acenda velas em almoços e, de preferencia, retire as velas da mesa durante a refeição do dia. Ponha flores, objetos ou mesmo nada! Durante o dia qualquer coisa é melhor que velas!

 

Esta é uma decoração de mesa que serve tanto para um almoço ou jantar: toalha branca, gaiolas, flores, e neste caso, jantar, velas!

 

Outra decoração que serve tanto para o almoço quanto para o jantar, na casa da minha irmã.

 

Velas perfumadas são pra serem usadas a qualquer hora, mas em sala de jantar o perfume pode atrapalhar o da comida, então é melhor deixar para o hall de entrada, sala de visitas e banheiro social.

 

 

BANHEIRO SOCIAL:  baseada num experiencia pessoal minha, quando fui num almoço e precisei jogar uma coisa no lixo e não tinha, tornando a minha bolsa a “lata de lixo” que precisava, recomendo que sempre tenha uma pequena lata de lixo, de palha, de qualquer material que se achar, bonitinha, mas até feia é melhor que nada! Lenço de papel também é bom ter por perto!

 

 

De palhinha da ÁREA

 

De madeira da RUG HOLD

 

 

JOGOS AMERICANOS E TOALHAS DE MESA: Use e abuse de palha, linho, algodão e afins para o dia ( se quiser usar à noite fica ótimo também!), e deixe as coisas mais sofisticadas para a noite, como renda, organdi, bordados mais carregados, cetim, brocados

. Forros para toalhas de mesa e jogos americanos: Coloco um forro de flanela branca sob as toalhas de mesa para elas não ficarem “sambando”! Nos jogos americanos coloco uns de cetim e flanela porque sempre fica um acabamento melhor. É uma coisa simples e fácil de fazer.

 

FORROS PARA JOGOS AMERICANOS:

 

 

 

 

 

 

ARRANJOS DE FLORES: Capriche, flores são uma alegria e enfeitam qualquer mesa, só tome cuidado para usar bouquets baixos em almoços e jantares sentados, pra não atrapalhar a visão e consequentemente a conversa com quem está do outro lado da mesa, e arrase em arranjos espampanantes e altos, se for fazer um jantar em pé para mais gente.

 

Almoço sentado, com arranjos que enfeitam e permitem a boa conversa!
Jantar

 

Jantar “americano” ( na França tudo sempre foi mais formal, mas os americanos simplificaram a história! ). Arranjos mais altos!

 

Aqui também: flores, velas, pratos frios…

 

 

TALHERES: Dentro da convenção social mundial, os talheres são dispostos sempre assim: Garfos à esquerda, e facas e colher de sopa à direita. Quando os talheres de sobremesa ficam colocados na mesa, as posições são simples, imagine o seguinte: é como se fizessem um ballet com os talheres que estão ao lado, assim: primeiro “desliza” a faca, ela sai da direita e entra logo acima do prato; em seguida  “desliza” o garfo, que entra acima da faca e por fim a colher, que entra acima do garfo. Se não for preciso usar faca para cortar nada, use só o garfo e a colher.


Vai começar o “ballet”!

 

Primeiro a faca!

 

 

Depois o garfo!

 

 

E por fim a colher!

 

 

 

Sem os talheres de sobremesa na mesa

 

 

AQUI  OPÇÃO COM LAVANDA

 

 

Na França, a lavanda, que vem com um pouco de água para limpar os dedos quando se come frutas, fica sempre à esquerda. Na Inglaterra, à direita…

 

OBS: Tem coisa mais prática que buffet hoje em dia? Mesmo quando a mesa está toda posta, com os lugares, talheres, pratos e copos, um aparador com as travessas facilita, agiliza e descontrai o ambiente! Quando a pessoa levanta da mesa para voltar ao buffet e repetir a comida, os talheres- garfo e faca- vão junto no prato!

 

 

 

 

UNIFORMES: Duas coisas são básicas e fundamentais nos uniformes dos funcionários de uma casa: estarem limpos e passados! Quanto mais simples, mais chic! Luvas nos copeiros, num país tropical como o nosso, é muito cafona! Assim como excesso de “alegorias e adereços” nos uniformes: laços, toucas, babados, dolmans coloridos, socorro!!!

 

DETALHES: Bouquets de flores, balas, chocolates, são sempre bem vindos e fazem sucesso!

 

 

AC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário