Acabo de chegar do Teatro Municipal, vinda do último espetáculo do ano da Série “O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais”, e estou totalmente encantada com o que vi!
Abro um parentesis para explicar que minha cultura musical, no dia de hoje, é nível primeiro grau, estágio “Vovó viu a uva”. A bem da verdade, já foi pior, pois eu era totalmente analfabeta até conhecer o Professor Rafael Fonseca, que já me ensinou o beabá e estamos seguindo adiante. De todo modo, sou muito crua, mas mesmo assim deu pra perceber, na deslumbrante apresentação da Orquestra Sinfônica de São Petersburgo, que o pianista Maxim Mogilevsky é sensacional!
Ele arrasou no famoso Concerto para piano e orquestra número 1, de Tchaikovsky, aquele que da letra ” Love makes the world go around…” (ligaram o nome à pessoa?). É dos que mais exige do solista pianista e Maxim fez o teatro aplaudi-lo de pé! Simpaticíssimo, no bis, tocou o hino dos cariocas “Garota de Ipanema” tão lindamente, que Tom Jobim, provavelmente, aplaudiu-o também!
De tudo que vi de música clássica este ano, na série do Globo, Dudamel dividiu com Mogilevsky as minhas leigas ovações! BN
CLIQUE AQUI PARA VER MAXIM TOCAR!