Com a elegância das principesca e fala mansa, Francesca Romana Diana me convidou pra conhecer seu atelier, como quem marca um choppinho com uma amiga, ali na esquina. Totalmente inocente, cheguei ao endereço marcado, num prédio anos 50, em Botafogo. Portaria chic, porteiro atencioso, elevador alinhado: ao abrir sua porta, Uow! Benvenuta ao sofisticado mundo laranja e pink de Francesca, pensei com meus botões.
Há três anos aí instalada e ampliando seus domínios e horizonte, dia-a-dia, Romana hoje ocupa todo o último andar do simpaticíssimo prédio e parte do penúltimo. Com competência e trabalho árduo ela REcomeçou sua brilhante carreira e é difícil acreditar que, tudo o que vi, não seja a história de toda uma vida!
No espaço, minuciosamente aproveitado, ela instalou sua fábrica: dos desenhos à distribuição das peças confeccionadas, toda a sua linha de montagem é executada nos lindos andar + meio e sob a sua batuta.
Depois deste prólogo esclarecedor, devo completa-lo acrescentando que ninguém chama-se Diana impunemente e, com certeza a deusa também foi invocada/convocada pra dar uma mãozinha. Então eis o milagre: vamos fazer um tour pela oficina de Francesca Romana Diana e curtirmos, juntos, o privilégio de sermos os primeiros a conhecer o maravilhoso “mondo di lavoro” da grande designer!
A primeira parada é aonde tudo começa: no desenho do protótipo. Na prática, é aí que dois artesãos fazem os moldes, em metal, das bijoux que vão ser produzidas.
Confeccionado, o molde segue para a sala de montagem aonde fadas, vestidas lindamente de pink ou laranja, juntam o metal com as pedras, dando vida aos desenhos que Francesca concebeu. Para tanto, cada uma das montadora tem um protótipo, isto é, um modelo da peça já pronto, para ser manualmente copiado.
À seguir, a peça pronta passa pelo controle de qualidade, feito pela linda Débora, que trabalha bem no meio das montadoras fazendo, com isso, um pré controle e orientando a produção que é inteiramente artesanal: dá gosto ver tudo acontecendo, suavemente, como um “ballet des bijoux”!
Depois que a peça é aprovada, ela parte para o setor de expedição, do qual não temos fotos pois eram tantos caixotes sendo despachados, que faltou espaço para esta fotógrafa! Compenso, mostrando alguns lindos recantos do atelier/fábrica!
Como nas Bodas de Canaã, o melhor vinho ficou pro final e ele é um Château Petrus: O showroom do complexo FRD, aonde a designer mostra suas maravilhas a todos os “byers”,que vêem dos quatro cantos do mundo, atrás de suas preciosidades! Vejam que beleza de instalações!
ALGUMAS DAS MARAVILHAS QUE SAEM DESTE FORNO MÁGICO…
Foi uma tarde maravilhosa que passei na companhia da encantadora Francesca, a quem o BLOG deseja todo sucesso: que venham os andares que restam! BN
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE!
CLIQUE AQUI PARA O POST SOBRE A NOVA COLEÇÃO: LA DOLCE VITA!