Convidei minha cunhada a economista Manuela Seve De Waldner competentèrrima para escrever um texto sobre as suas andanças pela Europa:
“Para muitos a situação Européia atual não passa de: “Como está o tempo em Paris para poder organizar a minha mala?”. Mas o mundo vem mudando e os próximos anos serão decisivos. A Grécia foi do inicio da civilização moderna para o símbolo de corrupção, onde anos de golpes fiscais levaram a um país quebrado, que eventualmente terá de liquidar as ilhas pra pagar as dívidas. Para uns uma excelente oportunidade de comprar uma de suas paradisíacas ilhas. Imagina só: ilha do Dentista pra que? Vamos lá pra casa, Mykonos?
Brincadeiras à parte por enquanto que muitos de nós começamos a planejar nossa farra Européia no verão, percebemos que, o fluxo anda inverso. Com o desemprego Espanhol na casa dos 20% (o nosso gira em torno dos 6%) não é mais o Brasileiro que está à procura de um emprego honesto “nazoropa”! Portanto, meninas e meninos, cuidado para não acharem que estão dando o golpe do passaporte se arranjando por lá e acabar levando!
O termo BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já diz tudo. São as economias do futuro as famosas emergentes, e se é que você reparou nós estamos ali no meio. Se nossos políticos usarem a cabeça, roubarem só um pouquinho menos e transferirem essa renda para a educação, temos tudo para ser uma potencia mundial.
Ao olharmos para a história vemos que as mudanças na ordem mundial são mais do que comuns, basta olhar para a Inglaterra, que durante a Revolução Industrial se coroou hegemônica em termos econômicos e socioculturais e a facilidade com a qual esta foi ultrapassada pelos EUA devido a ganhos de competitividade. Mais uma crise e com ela diversas oportunidades vindo, para nós então nem se fala: Copa do Mundo e Olimpíada chegando já já!
Odeio usar o que eu considero dos termos mais cafonas da história, mas “carpe diem”seize the day, uma oportunidade dessas não aparece duas vezes! Por enquanto vamos aproveitar o melhor que a Europa tem a oferecer, compilei uma listinha de lugares que eu pessoalmente acho imperdíveis focando especificamente no Leste Europeu, a Croácia foi das viagens mais incríveis que já fiz e recomendo a todos uma visita!!”
Croácia:
Dubrovnik: A cidade tem uma beleza indescritível com o seu centro histórico cercado por uma muralha desde a idade média, durante a qual a cidade era rival somente a Veneza como ponto de comércio marítimo.
Budapeste: Em seus dois lados Buda e Peste margens do Rio Danúbio a charmosa cidade é um pólo gastronômico, como se come bem! E o vinho então quem nunca provou um Tokaji tem de provar, é um must, uma mistura perfeita entre Sauterne e vinho branco.
Mykonos: A ilha grega reúne a melhor combinação de gente bonita e diversa, bring your dancing shoes que esse povo curte uma farra! Procure o lendário pelicano rosa, ele pode estar em qualquer lugar!
MP