Venho pensando em escrever este post há tempos…
Voces já viram alguém ir à praia de terno? Ou à enterro de biquíni? Pois tá quase assim por aqui…A turma do “sem noção”, cada dia aumenta mais… O modo como nos vestimos reflete o respeito que temos por cada ocasião em especial.
É polemico o assunto? Sim, pois em tese cada um veste o que quer, mas existe o famoso “dress code”, que literalmente significa que para cada ocasião, deve se colocar um tipo de roupa.
Vamos então dizer que é de bom tom usar certas roupas que serão apropriadas para determinadas situações.
1- Viajar de avião virou sinonimo de vestir quase um “pijaminha” ou estar bem à vontade a bordo, tipo short e havaianas…Nada mais feio e nada a ver! Vai que o avião quebra, atrasa, suas malas já estão despachadas e voce vai ficar como? A sua roupa combina com a temperatura da cidade em que está? Temos que estar vestidos confortavelmente, mas preparada para o que der e vier: uma calça confortável ( eu gosto de viajar de jeans com muito “stretch”), uma camisa, camiseta ou sueter que não amassem, e um casaco, jaqueta, blaser, ou similar, pra quebrar o galho do frio e da elegancia. Sapatos ou botas com que voce possa andar muito! Tenho visto pessoas trocarem de roupa para voos longos, ok, e depois desembarcarem vestidas como embarcaram.
2- Velórios, enterros, Missas de Sétimo Dia, são eventos tristes, e desde sempre, a sobriedade deve imperar. O pretinho básico, ou a cor escura é sempre a melhor pedida. O que tenho visto de cor de laranja, vermelho (!), ou roupas nada a ver, tá demais… Concordo que a solidariedade é o fundamental nestas horas, mas se der pra pensar e se vestir de acordo, melhor. Se não der, vá como estiver, pois a melhor roupa neste momento é o abraço de conforto e amizade.
3- E as madrinhas “semi nuas” nos altares de casamento, ou as convidadas na Igreja?? Gente, da até vergonha a falta de noção… Querem chamar mais atenção do que a pobre da noiva, que está achando que vai arrasar no deu dia “D”… Meu conselho: no altar e na Igreja não pode! Tem que estar vestida. Põe um casaquinho, um xale, uma echarpe, o que seja, e deixa o strip-tease para a festa, combinado?
Dica para os homens nunca errarem:
AC