Outro dia tive um casamento e fui procurar um fraque para meu filho ser padrinho. Foi quando meu Pai me ligou falando que tinha um para emprestar. Fui correndo e chegando là tive uma pequena aula de como se usa o fraque, a casaca e o smoking já é mais usado portanto mais obvio.
A primeira coisa é saber que o fraque chique tem que ter paletó cinza escuro, nada de preto, e colete de piquet branco. A calça deve ser cinza com listas brancas de giz. A camisa branca formal com abotoaduras, a gravata pode ser prata ou de “pois” ,chiquérrima, e sapato preto classíco. Um lenço branco no bolso e uma flor na lapela ficam melhor ainda! Este tipo de traje se usa geralmente para casamentos, os noivos elegantes casam de fraque longo. O Principe Charles por exemplo é um exemplo de elegância. Adorei a camisa azul clara com colarinho branco e colete de cetim…ele pode ousar pois é super chique!
Outros tipo de fraques…
Existe sempre uma confusão com a casaca que é bem diferente. Para começar a lapela da casaca é de cetim e preta, o casaco não abotoa, a gravata é branca de borboleta , o colete branco também, sapato preto e geralmente se usa para recepções muito especiais e “habilées”. A cartola foi abandonada e não se usa mais, quem sabe um dia voltará, já que a moda é uma eterna roda viva que de 20 em 20 anos volta de novo.
O smoking é usado quando se pede traje Black tie. Para festas especiais e geralmente não é usado antes das dezoito horas, menos em Salzburg na Austria, onde se vê os homens a tarde já de smoking pelas ruas. Ele é usado com uma camisa branca formal, pode ser pregueada e com abotuadoras. O sapato pode ser de verniz ou preto de laço. A gravata é sempre de borboleta preta.
Tenho que confessar que adoro um homem elegante é sempre muito bom.
MP