Minha antenada mãe sempre procurou incutir em nós, “filhos-discípulos”, que um bom livro é a melhor companhia, e o grande luxo é viajar através das artes plásticas. Espertíssima, priorizou o pitoresco por ser, para ela, o “vaso comunicante” ideal para crianças e adolescentes, e neste contexto, conheci os revolucionários “Muralistas Mexicanos”. Ai de nós se não tivéssemos seus nomes na ponta da língua e nossa preferência por um deles, justificada! Sempre tendi por Rivera, pois amo um romance e a arte de Frida Kahlo: valor agregado!
Muralismo é um gênero de pintura executada sobre parede, como o afresco. Ou em painéis montados, como os que esta mostra expõe, e está íntimamente vinculado à arquitetura, já que a explora, enfeitando suas paredes.
Como numa frisa periódica, ele atravessou a história da arte: prenunciado nas pinturas rupestres vai até ao grafitismo, passando pelas lindas paredes pintadas em Herculano e Pompeia, por Giotto e sua revolução conceitual do século XIII, Michelangelo e a badalada Capela Sistina ou Da Vinci e a ‘Última Ceia”, do refeitório de Milão. A cadeia rompe-se com a chegada do individualismo burguês e sua estética da “Personal Art”, que prioriza as telas de cavalete, ideais para as galerias e coleções particulares. Adormecem, então, os painéis e sua grandiosidade, até ressurgirem, no início do século XX, com força total, mostrando as revoluções populares e a “arte das massas”.
Mas foquemos o México e seus pintores muralistas super stars, Diego Rivera, Clemente Orozco e David Siqueros (e, de raspão, Rufino Tamayo), pois é um deles que nos interessa neste post!
O muralismo mexicano é de inspiração realista e caráter monumental e está intimamente ligado ao contexto social e político do país, no início do século XX: a revolução mexicana de 1910-1920. Como toda arte engajada, ele tem um cunho didático, e para tanto requer visibilidade, precisando de lugares públicos e temas nacionais. Projeta um México moderno e democrático, pintando suas vedetes nacionalistas como a civilização Pré-Colombiana, a revolução político-social sucedida, a cultural, em curso, do Ministro José de Vasconcelos, etc, etc!
Dito isto, vamos ao tema deste post: a exposição “Murals For The Museum Of Modern Art”, de Diego Rivera, no MoMA, que exibe, oitenta anos depois, os cinco murais portáteis que o pintor mexicano fez para sua primeira retrospectiva em NYC, justamente no emblemático museu!
Em 1931, numa parceria espetacular, o recém criado MoMA propõe ao já renomado Rivera pintar, “in loco”, cinco murais portáteis (já que os que fizeram a fama do pintor estão no México, e são intransportáveis). Improvisou-se, numa galeria vazia do museu, um estúdio para sua execução. Auxiliado por dois assistentes, Rivera produziu cinco painéis deslumbrantes, no tempo recorde de seis semanas, sobre temas mexicano, e mais três, no decorrer da bombada exposição, inspirados na Nova York da grande depressão de 1929. São estas maravilhas que estão expostas, mais alguns desenhos do pintor, como o estudo do grande painel para o Rockefeller Center, e mais e mais.
Reparem que nossos grandes Di Cavalcanti e Cândido Portinari beberam desta fonte e eles dois mais Diego Rivera, na de Picasso: uma espécie de “chaine alimentaire” pictórica…
Programa IMPERDÍVEL pra quem passar por NYC, até maio de 2012! BN
CURTAM FOTOS!
FAÇAM O TOUR VIRTUAL!