Embarquei, em setembro passado, para mais uma divina aventura sob a batuta de meu querido mestre Rafael Fonseca e sua agência Vira, especializada em roteiros musicais & culturais: Foi das melhores viagens da minha vida.
Enquanto fechava a mala, ouvi dizer que duas semanas em Amsterdam, tempo de nossa estada, seria demais… Pois, se Deus quiser, voltarei pro muito que não vi.
Super bem acompanhada por amigas queridas, os dias foram dedicados às artes e turismo e as noites à música de primeira categoria, executada pelos grandes intérpretes da atualidade, numa das salas de concerto mais lindas da Europa e, certamente, a de melhor acústica: Concertgebouw… Anotem no caderninho.
Cidade deslumbrante e uma das encruzilhadas da Terra, Amsterdam é alegríssima, civilizada, cosmopolita e, sobretudo, acolhedora. Seu povo, educado e fraterno, faz qualquer turista sentir-se em casa- E que casa: Sonho que se vive acordado!
Perder-se por suas encantadoras ruas, recortadas por canais bordeados pelas fachadas mais lindas do planeta, é obrigatório: Além de ser uma verdadeira delícia, nos dá a ilusão de sermos parte deste cenário quase irreal.
Seus museus, todos reformados e reinaugurados, bombam, com acervos de tirar o chapéu. E não é pra menos já que aí nasceram monstros sagrados como Rembrandt, Vermeer, Frans Halls, Van Dick, Van Gogh, Mondrian, só pra falar dos “carros chefes”.
Pausa pra contar um dos grandes privilégios turísticos que tivemos, neste roteiro holandês, e que foi incorporado a alguns passeios com Rafael: Nosso guia, pelo sacro império das artes plásticas, foi nada mais nada menos que o grande Fabio Cipriano, das maiores autoridades do Brasil no assunto que, junto com Fonseca e suas palestras providenciais antes dos concertos, formaram uma dupla imbatível. Não há ignorância que resista a este dois!
Voltando à graciosa Holanda, montamos nossa base em Amsterdam e, nos dias livres, cruzamos as curtas distâncias do país, atrás de seus tesouros, a bordo da frota do super Ricardo Oemar, empresário/motorista/guia turístico de mão cheia, que tivemos a sorte de conhecer graças à gentileza de meu querido Rafael: Ele merece um post, aguardem!
Listo, a seguir, o que mais me encantou pra quem quiser um esboço de roteiro. BN
1- Os Museus: O basicão, aliás nada básico, nos levou à quatro ícones: Museu Van Gogh; Museu Stedelijk: Museu Boijmans; Museu Boijmans van Beuningen (Este em Roterdã)
2- Kröeller Müller: O Inhotim holandês. Situado a duas horas de Amsterdam, é um “must go”, seu jardim de escultoras deslumbrante e almoçar de baixo das árvores, adorável… Reza pra fazer sol!
3- “Priavate Boat Tours: Almoce ou jante (mais romântico) navegando pelos canais de Amsterdam num cruzeiro organizado pelo impecável “Private Boat Tours”: É literalmente imperdível. O chiquérrimo barco vai parando nas melhores cozinhas da cidade e nos servindo de seus mais gloriosos quitutes. Para cada parte da refeição, um endereço novo… Luxo só!
4- Zanzar pelo boêmio “De 9 Straatjes” ou “The 9 Streets”: Melhor que pão com ovo caipira!
5- “Museum of Bags and Purses”: Como ninguém é de ferro, uma certa “hora do lanche” cai muito bem, e esta jóia do ramo das bolsas é imperdível.
6- Delft: A hora e meia de Amsterdam, Delft é a capital da porcelana deutch e o passeio adorável. Saímos direto para a fábrica e depois almoçamos “by the river”: Por lá os canais também pontificam.
7- Moinhos de vento: Passeio lindo para a Holanda do nosso “imaginarium”; seus moinhos de vento são atração encantadora. Se der tempo, vai conhecer uma fábrica de tamancos de madeira. Amei!
8- De Librije + De Waanders: Localizado na pacata cidade Zwolle, De Librije é o único e maravilhoso 3 estrelas do país (Rafael reservou a mesa do chefe, em plena cozinha, e deu para seus seguidores este presente inesquecível, almoçar sob o comando do chefe. Pra fazer a digestão, flanamos até nos depararmos com a livraria mais arrebatadora que conheço. Post em breve!
9- BRUGES: Pra quem não conhece uma das jóias da coroa belga, eis uma grande oportunidade: A duas horas e meia de Amsterdam chegamos a uma das mais charmosas cidades européias, trafegando por estradas lindas e seguras. Vale a pena. Chegando lá, deixe a vida te levar. Você não vai se arrepender!
CONTATOS:
RAFAEL FONSECA E AGÊNCIA VIRA
KRÖELLER MÜLLER MUSEUM
PRIVATE BOAT TOURS
THE 9 STREETS ROYAL DELFT EXPERIENCE
MUSEUM OF BAGS AND PURSE (TASSEN MUSEUM)
DE LIBRIJE