Este livro é muito especial para mim, pois é a coleção de meu irmão Mariano Marcondes Ferraz. Este é seu segundo livro, o primeiro foi feito há oito anos atrás, e como nestes últimos anos a coleção cresceu bastante, Mariano resolveu fazer este segundo volume.
O primeiro foi presenteado a seus amigos e colecionadores próximos, e este segundo, ele resolveu colocar nas livrarias afim de divulgar sua tão especial coleção. Mariano está preparando um pequeno museu no Rio de Janeiro, com todas as suas obras, e em breve será aberto ao publico.
Sou suspeita de escrever sobre ele, pois sou sua fã numero um, Mariano é um perfeccionista, e como tudo que faz o faz muito bem, e colecionar virou sua paixão. Ele atravessa oceanos para conhecer novos artista, e se empolga muito quando fala de suas últimas aquisições, é um eterno apaixonado pelas artes.
Este livro contribui muito para pesquisas de arte, e como diz Felipe Scovino, professor, curador e renomado crítico de artes: “Iniciativas de tornar pública uma coleção privada, que por sí só tem uma visibilidade altamente restrita, fomentarão pesquisas sobre arte, possibilitando uma nova dimensão sobre o aprendizado da cultura e da história de um povo.”
A coleção tem obras não apenas de artistas brasileiros como de importantes artistas internacionais. Nomes como Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz- Diez, François Morellet assim como Adriana Varejão, Ernesto Neto, Beatriz Milhazes e ViK Muniz entre outros fazem parte de seu mundo.
A partir de hoje o livro estará a venda no Rio de Janeiro, nas livrarias Argumento e Travessa. Para quem gosta de arte é absolutamente imperdível!
MP
(As fotos eu fotografei com meu i phone do próprio livro).