MONUMENTAL RETROSPECTIVA DE WILLEM de KOONING, NO MOMA!

Mulher III, maior valor alcançado por uma pintura contemporânea, foi vendido por U$ 137.500.000!
Começa neste Domingo, dia 18 de setembro de 2011, no MOMA de Nova York, uma monumental retrospectiva do pintor holandês naturalizado americano, Willem de Kooning ( 1904-1997). Este maravilhoso artista, que dividiu com Jackson Pollock e Mark Rotko o reinado do “Expressionismo Abstrato”, último grande movimento pictórico do século XX ganha, finalmente, uma exposição à altura de seu legado. Mas antes tarde, do que nunca!
A mostra reunirá 200 obras do artista, feitas ao longo de sete décadas, ocupará o sexto andar inteiro do museu, isto é, 170000 metros quadrados e é a primeira a ter esta regalia e dimensão, desde que o MOMA foi reaberto!
John Elderfield, diretor do museu e curador da exposição, passou seis longos anos maturando este minucioso passo a passo pelo trabalho de de Kooning mostrando, de maneira didática, o nascimento do estilo do grande pintor que marcou a história da arte com suas cores, dimensões, pinceladas ferozes, imprecisão conceitual (maravilhosos alguém não ser perfeitamente definível: figurativo ou abstrato) e, sobretudo, muita plasticidade!
A exposição ficará no MOMA até dia 9 de janeiro de 2012. E, para os que não puderem aprecia-la “in loco”, o museu oferecerá um sensacional tour virtual. Melhor, só indo!
BN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “MONUMENTAL RETROSPECTIVA DE WILLEM de KOONING, NO MOMA!

  1. Pingback: NOTÍCIAS DE NYC, PARTE 4: EXPOSIÇÕES! | 40 Forever

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *