Eu e minha ignorância não conhecíamos o maravilhoso escultor inglês, Marc Quinn, até nos deparamos com esta linda orquídea acima, de sua autoria, em plena SP Arte: fiquei touchée e saí atrás do prejuízo, que conto a seguir pra vocês.
Trata-se de um dos maiores nomes das artes plásticas inglesa, na atualidade, senhor de uma vasta obra de muita repercussão. Saído do grupo “Young British Art” e considerado seu mais interessante expoente, Quinn trabalha suas esculturas nos mais variados e inusitados materiais, que vão de seu próprio sangue congelado até silicone líquido, concentrando sua preocupação nas mudanças que nossos corpos sofrem com o passar do tempo, sem esquecer do “dualismo”onde pousa a vida humana: o físico X espirito.
Nascido em Londres, em 1964, e expondo pela primeira vez em 1990, Marc projetou-se com quando concebeu “Self”, uma escultura de sua cabeça feita com 4.5 litros de seu próprio sangue e com a exibição da escultura “Allison Lapper Pregnant”, em plena Trafalgar Square.
Mas o que me arrebata mesmo, em sua importante obra, são as deslumbrantes flores esculpidas em duas versões: monumentais e que enfeitam, sublimes, jardins mundo afora, ou suas versões para uso doméstico, sonho meu de consumo…
Tomara que curtam a arte de Marc Quinn! BN
ESCULTURAS PARA EXTERIOR:
ESCULTURAS DE INTERIOR: