MACARONS CARIOCAS DIVINOS!

Conta a lenda que o MACARON foi inventado em algum mosteiro around Veneza, daí sua etimologia vir do italiano ammaccare (amassar), no caso a amêndoa até virar pó e ser misturada à uma massa de suspiro, que caminhou pra maccherone (massa fina): Eis a gênesis do divino doce!

Levado pra França, em 1533, pelos chefes italianos que acompanharam a sofisticadíssima Catarina de Medici quando casou-se com o Duque de Orleans e futuro Rei da França Henrique II, eles eram simples e finos biscoitos de amêndoas.

Aqui faço uma pausa para registrar o protesto dos franceses que dizem ser do Monastério de Comery a receita origianal, criada em 791. Enfim, o toque francês foi fundamental, como conto a seguir.

Na época da Revolução Francesa, duas freirinhas dedicaram-se à comercialização dos ainda biscoitos, ao ponto de ficarem famosas pelo codinome “Souers Macaron”.

Maria Antonieta, de Sofia Coppola, saboreando seu doce predileto.

Mas foi na pâtisserie parisiense Ladurée, fundada no século XIX, que a iguaria ganhou sua forma atual e, com ela, o mundo: Em 1930, o neto do fundador da tradicional casa de chá da Rue Royale, Pierre Desfontaines, dá o pulo do gato quando fez o “sanduichinho” com um recheio! Voilá, o macaron”super star “!

Fachada de uma das lindas casas de chá Ladurée!


Tudo isso pra chegarmos ao Rio de Janeiro e o Blog contar, para os que ainda não sabem, que a carioca Carla Daudt também se encantou pelo doce fashion e depois de um longo aprendizado que incluiu Paris, estágio com Joël Robuchon e mais e mais, criou sua própria marca de macarons, bem feitérrimos por sinal, que podemos encomendar pelos telefones 21-2431-0849 ou
21-9128-1548.
BN

Macarons de Carla enfeitando a mesa do jantar da Manu!

Clique aqui pra entrar nos site da Carla Daudt!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *