ANDALUZIA por Vivi Rocha

Há poucos dias assisti o filme  El Bulli ( festival internacional de cinema do Rio)  e  também assisti Carmem com a companhia de dança de Antonio Gades no Municipal. Valeu a pena ter saído de casa, não que eu não ame as experiências gustativas de Ferran Adrià ou a dança flamenca, mas valeu porque os dois programas me remeteram à Espanha.  Saí do filme com saudades dos sabores daquele país, uma boa paella,as deliciosas tapas, o gazpacio, as tortillas, os frutos do mar,  as empanadas, os camarões gigantes(carabineiros),que delicia… Lembrei do som da guitarra do grupo Gipsy Kings, “vem vem vem maria te quiero vem vem vem….” boas lembranças.

A  dança flamenca me transportou à Andaluzia, terra das touradas ! Embora se possa chegar de avião é uma beleza viajar de carro pela região. Tanto saindo de Madrid ou de Barcelona, o percurso é de mais ou menos 1.200 km até Sevilha. Nosso roteiro, dicas de hotéis e restaurantes foi sugerido pelo querido amigo Boni, dono de uma lista de restaurantes de dar água na boca.

É um percurso curto, mas dependendo do roteiro pode durar até uma semana. Uma ou duas noites em cada lugar. O roteiro mais rápido seria Barcelona,Valência, Córdoba, Sevilha e Madrid. Ou então pela costa passando por Alicante, Marbella, Praia de Tarifa,(parte mais estreita e perto da África, dá  até para ver o estreito de Gibraltar ), Cádiz, e Xerez De La Frontera.

As 8 províncias da Andaluzia são: Sevilha, Granada, Málaga, Córdoba, Jaen, Almeria Cádiz e Huelva.

As estradas são tão boas que nem sentimos cansaço e dependendo da época do ano os canteiros centrais que dividem as pistas ficam todos floridos.

Saindo de Barcelona percorremos 350 km e nossa primeira parada foi Valência, conhecida entre outros atrativos por sua famosa “ paella veneziana “.

Valência é uma cidade grande  à beira mar, mas o interessante é passear a pé pelas ruas sinuosas do barrio Del Carmen que é o centro histórico, e depois sentar-se em um dos cafés ao ar livre espalhados pelas inúmeras praças. O hotel, charmosíssimo, Palau Del Mar, fica muito bem localizado perto do comércio e do barrio del carmen.

 

De Valência a Córdoba são 522 km,  adorei o hotel da mesma cadeia do anterior charmosíssimo, “Palácio del Balio”. O ponto alto da cidade é a mesquita-catedral, de uma beleza indescritível! Passeando a pé sentimos a passagem dos séculos por entre construções romanas, árabes e outras, sua história remonta de anos antes de Cristo. Muito gostoso também caminhar entre seus pátios coloridos, estreitos e floridos.

Ultima parada dentro da província de Andaluzia é Sevilha, que fica à 142km de Córdoba. Sevilha é a cidade merecidamente mais famosa e bonita da região. Passeando a pé pelas ruas estreitas também observamos em sua arquitetura a influência de várias civilizações: fenícios,romanos, tártaros, árabes….

 

Essa viagem deixou saudades ….

Sevilha-Madrid 529 km

www.hospes.com

www.designhotels.com

Hotéis:

Hotel Hospes Cordoba – Palacio del Bailío

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 ideias sobre “ANDALUZIA por Vivi Rocha

  1. Pode informar onde encontrar o livro da editora Konemann ARTE Y ARQUITECTURA ANDALUZIA,
    agradeço a gentileza da resposta
    ——————————-
    Dorea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *